UM ALERTA AO POVO DE MINHA TERRA NATAL CORUMBÁ....

Mesmo distante de Corumbá e Ladário, parte significativa de minha vida esta em Corumbá, pessoas queridas, parentes, irmãos, sobrinhos, cunhados, cunhadas, primos etc... etc..enfim. nasci em Corumbá, lutei e luto e defendo Corumbá e o Pantanal ainda nos dias de hoje, não só porque nasci em Corumbá, por discurso bairrista fácil, mas porque Corumbá é uma região importante do ponto de vista econômico, estratégico e histórico-cultural para o estado de Mato Grosso do Sul, Centro Oeste e Brasil, aí falo de Corumbá e também de Ladário, porque na minha concepção estas duas cidades, são de fato uma Terra só em importância Geo-politica.

Estou vivendo a dezesseis anos na Capital, por várias razões pessoais, politica etc..., Porém, pelo fato de ter sido Militar, Servidor Federal, Estadual e ocupar no cargo de deputado federal varias funções importantes nas diversas comissões da Câmara Federal, apesar do pouco tempo me deu uma visão de Estado e aprendi a focar a Capital e as diversas regiões de nosso estado e os interesses nacionais.

O que digo aos eleitores e ao povo de Corumbá neste momento é para terem muita atenção ao cenário local, regional e nacional, haverão eleições municipais no próximo ano e nossa terra pela sua tradicional cultura acolhedora, solidária e de extrema hospitalidade, muitas vezes é iludida por aventureiros que chegam de mansinho as plagas pantaneiras e seduzem grande parte do povo com sua lábia fácil, arrumam suas vidas pessoais, de seus parentes e de colaboradores locais e nativos e a troca de sorrisos, abraços e cervejadas vão dando continuidade a pobreza, ao desemprego e exclusão do povo nativo do Pantanal, falo isso com tristeza, pois sou filho do Pantanal e de Corumbá e conheço bem essa história real, inclusive dos nativos empolgados com favores e pequenos cargos que acabam favorecendo maldosos chegantes que, acabam ganhando muitos adeptos ao falarem "emocionados" quem não nasceram em Corumbá mas são filhos de Coração da cidade, o real é que o povo continua sofrendo e a cidade em graves dificuldades até os nossos dias...É claro que tivemos grandes corumbaenses, defensores de nossa cidade que nasceram longe.em outros estados e até fora do país...Isso percebemos facilmente, as pessoas que de fato amaram e amam nossa terra. o NOSSO SAUDOSO PADRE ERNESTO é um desses raros exemplos, homem que veio da Europa e de fato amou Corumbá, seu povo e fez uma grande obra social e de educação de jovens e adultos, deixou um legado de bondade amor e dedicação a nossa terra sem ter ocupado nenhum cargo politico.

Corumbá recebeu prêmios generosos do criador como jazidas de manganês, calcita ótica, minério de ferro , calcáreo, pedras para obras e até mesmo ouro primário...Além de ter um Rio caudoloso e navegável que nos liga ao Atlântico e a Bolivia via Canal do Tamengo, uma das saídas do mar para a nossa vizinha Bolivia,é o Canal do Tamengo. Também somos fronteira com o Paraguai...A cidade , apesar de ter pouco mais de 5% do território fora das águas no período das cheias pantaneiras, tem Agricultura e um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, além de possuir ao lado de Ladário uma das maiores receitas em Royalts do minério de ferro e manganês do Estado de Mato Grosso do Sul....A ferrovia que nos liga a São Paulo já funcionou de forma excelente com trens de cargas e passageiros, quem não sem lemra do icônico Trem do Pantanal. A R.F.F.S.A./N.O.B. nos integrando a economia nacional e internacional e gerando no auge mais de 11 mil postos de trabalho só na N.O.B. na gestão dos saudoso colega ferroviário Pedro Pedrossian, cujo peso e a administração da ferrovia o levou a tornar-se um dos governadores mais populares do antigo Mato Grosso e depois de Mato Grosso do Sul.

Portanto, é necessário refletir sobre a importância de Corumbá no cenário publico e econômico-social de Mato Grosso e do Brasil , lembrar que durante o estado uno Mato Grosso , Corumbá e Ladário somavam mais de 50% de toda a arrecadação de ICMS que dava vida ao Estado MT e podemos evoluir e avançar em novas concepções, se tivermos dirigentes a altura da realidade Corumbaense e Ladarense.

É preciso exigir que todos os partidos apresentem bons nomes a Prefeito e vereadores, pessoas de vários segmentos: rurais, urbanos, ferroviários, fluviários, comerciários, universitarios, professores, estudiosos e gente ética e comprometida com todos os cidadãos da cidade, Trabalhadores e empresários sérios que desejam de fato erguer e elevar Corumbá a seu lugar de destaque. Temos pessoas boas em Corumbá e Ladário e é preciso repudiar a compra de votos e os favorecimentos grupinhos que só trazem danos a sociedade e ao povo.

Já disputei eleições e Corumbá e sei das dificuldades de enfrentar os desonestos que utilizam a politica rasteira e dinheiros para comprar votos do povo, mas é preciso dar um basta nisso, se quisermos ter políticos sérios que possamos cobrar de verdade e exigir transparência e respeito. Já é chegada a hora de nossa linda e hospitaleira Corumbá ocupar seu lugar de destaque no cenário Estadual e Nacional, aliás...o Seu lugar de direito, por sua história e cultura.

Na medida do possível estarei indo a Corumbá para contribuir com o debate politico e ajudar meus conterrâneos, assim que for possível e o trabalho me permitir....Mas estarei sempre aqui escrevendo, utilizando as redes sociais de forma útil e decente, sem denegrir a imagem de ninguém, mas exigindo respeito a História e cultura de nossas importantes cidades....Corumbá, Ladário e outras....

É o povo de Corumbá unido e lucido que poderá construir um futuro promissor aos nossos jovens e crianças....fiquemos atentos para o momento em que o país e nossa região e estado atravessam.