Honra

Há muito, muito tempo, antes dos primórdios das civilizações, e nas primeiras civilizações em seus primórdios, os líderes de um povo (um simples grupo de pessoas, ou um grupo numeroso) eram aqueles homens que se despontavam ao provar a sua superioridade durante a execução de atividades que lhes eram exigidas. Os líderes dos exércitos eram aqueles homens que revelavam aos outros de seu povo, em campo de batalha, a coragem, a destreza no uso das armas, um talento nato para a liderança, inteligência estratégica e tática, desenvoltura nos requisitos que a atividade guerreira lhes exigia, e só provando o seu valor os do seu povo, diante de demonstrações inegáveis de superioridade, reconhecia-os como valorosos, dignos de confiança e preparados para comandá-los, e submetiam-se a eles, admitiam-los como líderes guerreiros. E os líderes da caça eram aqueles homens que, na arte venatória, revelavam mais destreza do que todos, e todos lhes reconhecendo o talento inegável e a superioridade em tal atividade, nomeavam-lo o líder. E eram líderes conselheiros aqueles homens que, no uso das palavras, revelavam, em comparação com os seus rivais, sabedoria inata, inteligência apurada, raciocínio rápido, sensatez, talento para captar a essência das coisas do mundo, e fortalecer em todos as virtudes, a consciência das coisas do mundo, o bom-senso. E eram os líderes administrativos aqueles homens que, no exercício de suas atividades, revelavam pendores superiores para congregar todas as pessoas, harmonizar todas as diferenças, reduzir, ou eliminar, os atritos entre as pessoas, e pô-las sob um mesmo valor, dando-lhes um mesmo propósito. E eram os líderes das leis aqueles homens, que, no uso de sua inteligência, sempre tomavam as decisões que produziam justiça, e de suas decisões resultava a harmonia entre as pessoas em litígio, a punição aos criminosos, davam razão àqueles que tinham razão, e tiravam a razão daqueles que não a tinham; tratavam como inocentes os inocentes, e culpados os culpados.

Naqueles tempos áureos, que antecederam o advento das civilizações, e durante os primeiros estágios das primeiras civilizações, tinham posição de preeminência os homens que, no exercício das suas atividades revelando superioridade, que era por todos reconhecida e admirada, assumiam, naturalmente, os cargos de liderança.

O que se vê, atualmente, é o oposto do que se via naquelas eras antediluvianas. Hoje em dia, assumem os postos superiores da hierarquia de governos aqueles que jamais provaram-se providos de dons imprescindíveis para o exercício das atividades que os cargos que ocupam lhes exigem; para ocupá-los, basta mostrarem-se adeptos dos mesmos valores dos que têm poder para alcá-los ao cargo, e nele conservá-los; são desprovidos de talento, de valores; são medíocres. Na burocracia do Estado, onde vale mais as relações de parentesco, os contatos com gente influente, do que a vocação, o talento para o exercício das tarefas que lhe exigem os cargos almejados, ocupam os cargos do topo os servis, os fantoches. Não são, hoje em dia, os melhores que ocupam os cargos de liderança; são os que têm os melhores e mais poderosos amigos. A ascensão de homens aos postos mais elevados das instituições públicas não se deve à exibição, pelos candidatos, de talentos superiores, tampouco à prova de que são dotados dos requisitos indispensáveis para o exercício das atividades que os cargos lhes exigem. Não é indispensável dar provas de superioridade diante de outros rivais. Galgaram os cargos mais elevados os homens que contaram com as propagandas mais persuasivas a seu favor e gente poderosa e influente financiando-lhe a carreira. Não se vive, hoje em dia, numa civilização em que os melhores são premiados com os títulos e os cargos que a superioridade lhes compete aos exercícios. Vive-se, hoje em dia, governados pelos medíocres, muitos deles desprovidos do valor imprescindível para o exercício do cargo que ocupam no topo da burocracia de governos: A honra.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 14/05/2019
Código do texto: T6646610
Classificação de conteúdo: seguro