INTOLERÂNCIA

“Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes. Wikipédia”.

Uma das batalhas mais árduas que a sociedade enfrenta há milênios é contra a intolerância, uma luta em vão, cada vez que se destrói um intolerante, 10 novos se apresentam.

“A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo, homofobia, heterossexualismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Google”.

A intolerância é uma atitude odiosa e agressiva oriunda de pessoas ou grupos que não aceitam conviver com a diversidade humana e externam esse preconceito de forma hostil e violenta, podendo até mesmo matar.

Admiro as diversas formas de combate a intolerância em todos os sentidos. Mas, vejo como uma luta inglória ! O que alimenta a intolerância ? A inveja, o ódio, o ciúme, o preconceito, a segregação, a ganância, o medo, complexo de inferioridade, conflitos, etc, etc. etc.

E tudo isto encontra-se no DNA do bicho homem, não existe ser humano, estamos muito longe disso ainda, talvez daqui a alguns séculos possamos começar a ter características de “ser humano”.

Toda essa “iguaria” alimentar já vem conosco desde o nascimento. Estamos contaminados por todos esses “vírus” desde a infância. O homem é o ÚNICO animal que mata por prazer.

Quer mesmo acabar com a intolerância ? Então, acabe primeiro com o que a alimenta. Impossível. Então vamos deixar pra lá ? Óbvio que não ! Mas é preciso ter consciência. A maior de todas as incoerências que percebo nesse assunto, é que em muitos casos aqueles que lutam contra a intolerância acabam cometendo o mesmo PECADO : sendo intolerantes.

A intolerância é marca registrada nas ideologias de esquerda e de direita no mundo todo. Ambas enaltecem o autoconhecimento, se julgam donas da verdade e acreditam que seus pontos de vista são melhores para a sociedade. Não respeitam a DIVERSIDADE e desconhecem a democracia.

LC