Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Nosso "New Deal" surgirá depois do Coronavírus?

                                  Nosso “New Deal” surgirá depois do Coronavírus?

POR VALÉRIA GUERRA REITER

                           Domesticar o capitalismo parece ser uma tarefa impossível, assim como um leão, ele não pode ser amansado; talvez abatido por um dardo (sonífero). As crises epidêmicas são um exemplo de dardo inflamado que faz o leão, ou seja, o Capitalismo adormecer por um tempo, evitando suas ações mais selvagens por um tempo; até que a fera desperte.

 

                         A metáfora (acima) expressa muito bem o quão o Capitalismo é um sistema indomesticável, e o seu liberalismo e o seu neoliberalismo fizeram e fazem história em termos de economia; o primeiro é uma mutação do segundo; mas ambos possuem como metodologia, reduzir salários e direitos da sua massa de manobra: o povo.

 

                          Para aqueles que pensam que após a contenção da virose (CODIV-19) que está mutilando o mundo biologicamente; se irá frear o Capitalismo: vide o que ocorreu após a Recessão de 1929 nos Estados e Unidos com a “vacina” do New Deal.

 

                          O “novo acordo” de administrar a economia e o desenvolvimento social veio através do governo de Franklin Roosevelt (1933 – 1945) – e uma das práticas implantadas foi o rompimento com os princípios do modelo liberal ou liberalismo econômico que dantes imperava; agora a intervenção do Estado se fazia primaz para que o Capitalismo não perecesse.

 

                        Seria ingênuo pensar que o advento do coronavírus como crise “bastaria” para eliminar o modelo econômico nascido oficialmente na Idade média, e que vem lucrando e se perpetuando até os nossos dias neocoloniais. Uma distribuição de renda legítima, dentro de um modelo econômico igualitário, entre as classes sociais, parece ser ainda uma utopia, apesar de alguns esforços históricos para que isto pudesse florescer no mundo.

 

                       Parece que um” Proto-New-Deal” já está respirando no tecido parlamentar brasileiro, que vislumbra como irá equilibrar a balança econômica e social: dizendo não a quarentena ( que salva vidas); ou dizendo sim para a economia (que também salva vidas); o que resta saber: “QUE VIDAS”?  
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 26/03/2020
Reeditado em 26/03/2020
Código do texto: T6898131
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Valéria Guerra
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
3501 textos (125554 leituras)
196 áudios (9337 audições)
3 e-livros (204 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/04/20 07:58)
Valéria Guerra