Discriminação contra os velhos

Com a chegada da epidemia vinda de território chinês, formou-se o que parece ser uma onda de velhofobia, por assim dizer. Já ouvi falar de velhos agredidos na Espanha por andarem nas ruas e de idosos encontrados mortos pela fome dentro de suas casas na Itália, abandonados por suas famílias.

Na internet já começaram a surgir textos de ofensas aos idosos, como se cada pessoa não estivesse envelhecendo a cada dia que passa.

Idosos com mais de 60 anos devem ficar em casa, não saiam na rua, repetem monotonamente repórteres e autoridades, e pelo mundo afora velhos sofrem restrições e ameaças.

Até parece que os mais velhos são os culpados pela epidemia, ou que nós somos bombas-relogio ambulantes ou coronavirus ambulantes.

Mas há coisas que precisam ser feitas por questão de sobrevivência.

Entre as providências necessárias elencamos: ir ao banco para pagar contas e sacar dinheiro; ir na farmácia comprar remédios (necessários até para doenças graves como diabetes e patologias cardíacas); ir no mercado, na feira e na padaria comprar alimentos e também material de limpeza e higiene.

Dirá alguém que os mais idosos devem pedir a outras pessoas para fazer tudo isso em seu lugar.

Então eu pergunto: quem vai fazer tudo isso para os encanecidos?

A resposta me parece óbvia: NINGUÉM.

Em inúmeros casos não há ninguém da família, disponível ou confiável, que se prestará a socorrer os mais velhos. E não é possível confiar cartão e senha para estranhos que irão simplesmente rouba-los.

Sabemos que tem de haver isolamento social enquanto durar o problema. É preciso então que todo mundo saia a rua de máscara, luvas, que se respeite a distância mínima em toda parte e a higienização das mãos. Mas nenhuma autoridade pode impor aos velhos que eles morram de fome, ou que morram sem os remédios de que necessitam. É o que vai acontecer se os idosos forem cada vez mais reprimidos. Afinal, se uma pessoa fica muito tempo sem comer em geral morre de fome.

E quanto a pedir tudo pelo telefone sabemos o quanto esta solução é precária, a tv já noticiou até caso em que a previsão de entrega era de 17 dias.

O que mais querem?

............................

Velho não pode sair

Mas os novos também não.

Seja pra não contrair

Ou levar infestação.

A coisa virou fobia

E não é acidental

A crise da pandemia

Nunca suplanta à moral.

Se todos em casa ficam

Por vezes, amontoados

Nem mesmo sexo praticam

Vão ficar abobalhados

E não é por anomia

Porque isso só faz mal.

A crise da pandemia

Nunca suplanta à moral.

(interação de Ansilgus)