Crônicas do fim do mundo II: O carma social.

No sábado 18/04/20, completou o período de quatro semanas desde a quarentena iniciada em Salvador no dia 21 de março. O som automático dos carros mandando todos irem para casa entrou no cotidiano, já não tem mais o mesmo apelo do primeiro dia. Entetanto, no Largo do Forte, ou em qualquer outro lugar de Salvador ou do país, encontram-se uma grupo de seis ou sete moradores de rua. Eles devem ir para casa? Bom, para cumprir a ordem seria bom providenciar casa para eles.

Lei de ação e reação: Buda, Jesus, Newton.

Buda - O grande mestre, nos legou a lei de ação e reação ao qual associou o conceito de carma, tuas ações, boas ou más retornam para você.

Jesus – O poeta de Nazaré, afirma “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Em um simples e poética sentença ele estabelece duas coisas: Primeiro o livre arbitrio; Segundo a resposta. Mais adiante “Porque o escândalo virá, mas ai daquele por quem o escândalo vier”. Ou seja você pode matar um assassino cumprindo a lei do carma, mas ai ela vai aplicar-se a você também. Deste modo, Jesus sanciona Buda mais do que qualquer um dos antigos profetas. Uma maneira de “aplacar” a lei do carma seria ter uma “conta positiva de boas ações e dedicação ao próximo”.

Newton - Note que as duas primeiras leis de Newton estão bastante conectadas, assim como sua lei da gravitação universal, são continuação e síntese de trabalhos anteriores. Newton reconhece isto quando diz que “se vi mais longe foi porque subi em ombros de gigantes”. Entretanto a terceira lei “Quando um corpo exerce uma força sobre um segundo corpo, o segundo corpo exerce simultaneamente uma força igual em magnitude e direção oposta no primeiro corpo”, não tem paralelo com os trabalhos anteriores. Será que além de nomes como Galileo, Kepler, Nicolau Copérnico, Newton estava incluindo Buda? Ironia das ironias a lei mais importante da natureza originou-se de uma lei moral.

Carma social – Pode haver dúvidas quando ao carma individual, mas não há dúvidas quanto ao carma social. Deixe desumanamente um conjunto de pessoas sem casa, crianças acorrentadas na ignorância, sem um lar e sem escolas, e não precisa ser nenhum Isaac Newton para saber qual será o retorno.

Ontem o mar estava calmo hoje bravio, o universo continua em sua marcha onde a natureza transforma tudo. Da dinâmica de um átomo ela cria o canto do uirapuru, e nosso cérebro. Eu não sei o que é a metéria escura, nem quando se fará a grande unificação, nem ouso prever qual será o futuro da humanidade, mas, eu sei que não existe problema nenhum que não possamos resolver juntos.