Compaixão, Gratidão e Solidariedade

São três palavras que eu possuo especial predileção: compaixão, gratidão e solidariedade.

Compaixão é a capacidade de se colocar no lugar do outro. É sentir a dor dos que sofrem, é querer diminuir a carga dos doentes e oprimidos. Jesus era movido pela compaixão! Esse sentimento movimentava suas boas ações e sua predileção aos que sofrem.

Gratidão é o reconhecimento do que fizeram por nós. Dos que foram no passado em nossa vida. Mas também é o reconhecimento daqueles que são no presente para nós, daqueles que estão dispostos a qualquer tempo e fora do tempo fazer algo a nosso favor.

Por isso, gratidão é um sentimento sublime. Pois é possuir a capacidade de enxergar as ações dos outros em relação a nós.

Outra palavra magnífica é solidariedade; que é o compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas.

Solidariedade é a manifestação da bondade humana em direção ao próximo. É um sentimento, uma empatia em direção ao outro. É o sentido de obrigação que se deve fazer alguma coisa para o bem da humanidade.

Vivemos num mundo recheado de egoísmo, por isso, não percebemos muito as manifestação de solidariedade. O que levou Demétrio Sena afirmar: “Não dá mais para crer na solidariedade humana. O mundo está tão egoísta que, com certeza, quando alguém "compra a briga" do próximo, é para revender mais caro depois”.

Meu amigo Tiago Rodrigues costuma dizer: “Humanos tem o estranho hábito de ser solidários após tragédias, e só”.

Por mais que eu reconheça as críticas acima, eu creio que uma parte significativa da humanidade é solidária. Se compadece do próximo. Por mais que essa ação solidária, seja mais perceptível em meio a grandes tragédias, numa pandemia como essa que estamos vivendo, mas também, ocorre no dia-a-dia, no cotidiano e o melhor, todos podemos ser solidários. Ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem que seja a presença, o afago e o abraço.

O Jornal da Band e o Jornal Nacional têm mostrado centenas de empresários e particulares que estão doando dinheiro, alimentos, remédios, equipamentos médicos e EPIs. As doações já passam de 3 bilhões de reais. Uma atitude linda e honrosa que me fez escrever esse texto. Ainda existem pessoas movidas pela compaixão e solidariedade em um mundo que prega a valorização do Ter em relação ao Ser. Que propaga o amor as possessões e bens materiais em detrimento da vida humana.

Ver essas notícias de solidariedade nos jornais me enche de esperança na humanidade, mesmo percebendo o caos em que nos encontramos. A vida só tem sentido se tiver sentido no outro, no coletivo, emprestando valor a humanidade.

Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 29/04/2020
Reeditado em 16/06/2020
Código do texto: T6932673
Classificação de conteúdo: seguro