AGRONEGÓCIO - A atuação da Sanepar em Foz do Iguaçu / PR

ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).

*******************************************************

A cidade de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, está em uma área privilegiada por recursos hídricos. Além de ser abastecida pelo maior dos dez aquíferos do estado, Serra Geral, desfruta da presença de dois grandes rios que se unem próximo à tríplice Fronteira (BRA-ARG-PGY), os Rios Paraná e Iguaçu.

A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) presta devida atenção às necessidades dos iguaçuenses e outras populações do estado. Com visão sustentável, implantou a Pesquisa de Vazamentos no combate ao desperdício na transmissão da água e o Plano de Monitoramento Quantitativo e de Avaliação das Condições de Exploração dos Poços em Operação, possibilitando definir melhor as reservas à disposição e os volumes que podem ser extraídos sem comprometer os mananciais. Para otimizar o seu papel no mercado, a SANEPAR se preocupa também com as futuras gerações e investe em campanhas de conscientização dos consumidores para o uso sustentável do recurso natural em questão. A boa gestão conta, prioritariamente, com o engajamento das famílias que desfrutam dos seus serviços, além do comprometimento das organizações.

Em se falando de organizações, dentre as atividades desenvolvidas que mais utilizam água na região de Foz do Iguaçu, está o consumo empresarial, principalmente pela Hidrelétrica Binacional de Itaipu, o qual deve ser tratado de forma diferenciada por não exigir o seu tratamento. Deve-se citar também algumas empresas do agronegócio, como as indústrias Lar, Coopavel, Frimesa, Copacol, produção agropecuária à montante; redes hoteleiras; entre outros. A solução das empresas para evitar o desperdício de água é o maior planejamento do consumo, maior observância dos processos cotidianos, reaproveitamento da água, sempre que possibilitado. Além do mais, um bom exemplo de reuso é a captação de águas, inclusive de chuvas, para irrigação de jardins, descargas de sanitários, lavagem de banheiros, pátios, maquinários em geral, entre outros. É preciso, antes de tudo, que as empresas abracem a causa e façam com que os colaboradores sejam multiplicadores de ideias sustentáveis. Atrelado a isso, com a cidadania para com o bom uso da água, pode-se manter, ou mesmo otimizar, a posição de Foz do Iguaçu como trigésima cidade de melhor saneamento e gestão hídrica do Brasil.

-------------------------------------------------

Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 27/05/2018

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Gestão Ambiental

Professoras: Francielli Gasparotto e Cláudia Maneguetti

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 22/05/2020
Código do texto: T6954502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.