A espoliação como forma de satisfação de necessidades

Espoliação é definido como “ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência”.

Temos também a espoliação legal, que é “o ato de tirar de alguém aquilo que lhe pertence e dar a outra pessoa usando para tal o aparato legal do Estado, transformando em algo coerente com a lei um ato que seria considerado um crime se fosse cometido por um cidadão qualquer.”;

O ser humano tem a tendencia natural de tentar satisfazer suas necessidades sem passar pelo muitas vezes penoso exercício do trabalho.

A Historia nos dá prova disso pelas guerras, perseguições em geral, escravização, fraudes, monopólios, etc.

A nível de indivíduo para indivíduo, muitos recorrem ao crime, como o furto e o roubo.

A nível de Estado a espoliação é feita na forma de Tributos. Mas como eles são necessários para manter as Estruturas Administrativas municipais, estaduais e federal, devem ser tolerados até certo ponto.

A espoliação mais contundente é praticada pelos indivíduos que têm influência direta ou indireta na elaboração das leis e dessa forma legalizam, por exemplo, o uso de recursos retirados das empresas e trabalhadores através dos tributos para manutenção de remunerações e vantagens excessivas e imerecidas (mordomias) de servidores públicos.

Temos que atentar para o fato de que esses atos, embora não possam ser questionados sob o ponto de vista legal, serão sempre reprováveis sob o ponto de vista moral.

Além disso, eles são a prova viva e permanente de que quando a população não se manifesta de forma contundente contra o que lhe prejudica, as portas ficam abertas para a ação dos oportunistas.

Ser politicamente amadurecido não é de defender cegamente os malabarismos verbais do político A, B ou C nem as medidas administrativas que favorecem seletivamente essa ou aquela entidade ou grupos.

Os espoliadores são produto de uma sociedade inerte.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 04/06/2020
Código do texto: T6967514
Classificação de conteúdo: seguro