Texto argumentativo: Um povo nem iludido nem alienado, mas, mau

O povo não está desiludido com a política atual. Ao contrário, está envolvido no debate calorosamente. O que cham a atenção é o apoio a um governo que é visto no mundo todo como um governo perverso, mau e corrupto.

Ou existe uma alienação difícil de desfazer... ou grande parte do povo é egoísta e mau. O presidente ainda tem muitos apoiadores e seguidores, surpreendentemente. Estes não se preocupam com as obrigações atribuídas a um presidente. Apoiam-no agarrados a justificativas da defesa de bandeiras como do conservadorismo, do elitismo, da agenda negra cristã - não confundir com cristandade.

A agenda negra prega a morte, o preconceito, a intolerância e pasmem, a falta de paz e amor. Não admitem os seguidores dessa cartilha o contraditório, mas, vão totalmente em oposição aos preceitos genuinamente cristãos. Levantam a bandeira anti-aborto, mas por outro lado são insensíveis às vidas perdidas na pandemia, às vidas de milhares que morrem devido ao descaso de políticas públicas que diminuam a desigualdade social e às vidas perdidas com o uso de armas de fogo - nada a ver com a legítima defesa, basta a constatação de que dificilmente ouvimos caso de morte provocada por autodefesa. Junta-se a isso a apologia à homofobia, ao moralismo que usa a família como referência, mesmo com o número de separação crescente no meio cristão conservador, basta fazer uma simples pesquisa.

Infelizmente, o povo que acompanha o governo não está desiludido, desconfio de que muito menos alienado. São seres humanos maus, e não ouso diminuir em nada este adjetivo por outro. Não é o presidente que os influencia, mas, eles é que colocaram no poder máximo do país uma pessoa que representa a maldade oriunda de seus corações. Corações gelados e insensíveis.

Obs.: aqui é um texto que foca na atitude das pessoas que apoiam um governo tipicamente irresponsável. Por outro lado, não significa que governos anteriores, lideranças de oposição e eleitores de outras bandeiras não estejam isentos de críticas. Infelizmente, a fórmula boa ainda não foi apresentada por lado nenhum. De um modo geral, o que choca é como não avançamos para nos tornarmos seres humanos melhores.