Maracutaia

MA-RA-CU-TAI-A

Plural: maracutaias

substantivo feminino. Ato ilícito, contrário à lei, especialmente falando no âmbito político; tramoia, manobra, falcatrua.

Etimologia: De origem questionável.

Maracutaia, essa palavra veio a minha mente e insiste em permanecer. Não sei bem por que, mas meu cérebro não quer deixar de aliá-la a algo que estamos presenciando na atualidade.

Nunca havia pensado antes, que poderiam armar impeachments e prisões para beneficiarem e elegerem pessoas.

A cada dia percebo que vem à tona um caso mais escabroso de que outro. Casos ultrajantes, vergonhosos para a nação. E tudo que ouvimos em resposta é: ”Houve vazamento ilegal de informações sigilosas”. “Deve ser arquivado”

Em toda minha vida, desconhecia o que eram “Rachadinhas”, “Gabinete do ódio” ... Acreditava que nunca ouviria mais falar de “um novo AI-5”, “Funcionários fantasmas”, de “Quebra de decoro parlamentar”... Cheguei a pensar também que nunca mais me lembraria de “corrupção, desemprego, articulação de morte”.

Nunca pensei que senadores, deputados ou vereadores pudessem terceirizar fabricação de armas, ainda mais usando fábricas do exército. Criarem notícias falsas, usarem redes sociais para chamarem a imprensa de “lixo”.

E o pior de tudo, nunca imaginei que um chefe de estado poderia usar palavrões em público, receitar sem ser médico ou negar a Ciência... e ainda, dizer após anunciarem 238.532 mortes: “A vida continua, temos que enfrentar as adversidades. Não adianta ficar em casa chorando, não vai chegar a lugar nenhum. Vamos respeitar o vírus, voltar a trabalhar, porque sem a economia não tem Brasil.”

Nalia Lacerda Viana, 15 de fevereiro de 2021

Nalia Lacerda Viana
Enviado por Nalia Lacerda Viana em 15/02/2021
Código do texto: T7184810
Classificação de conteúdo: seguro