SOBRE COMENTÁRIOS

Voce sabe interpretar um comentário do leitor? Claro, todos sabem.

Mas voce sabe realmente definir o que ele está dizendo com suas palavras?

Observe os seguintes exemplos que pesquisei aqui mesmo no Recanto das Letras:

a) — Percebe-se que voce é um mau-caráter, uma pessoa ruim mesmo,por escrever uma coisa dessas.

b)— Voce está pirado, precisa de ajuda, procure um psiquiatra.

Essas pessoas estão apenas dizendo como viveram nos seus sentimentos, aquilo que voce escreveu, como foram atingidos com a leitura. Quando o autor consegue despertar reações no leitor, como raiva, revolta, alegria, piedade, horror etc. então o autor é bom e sabe o que faz.

c)— Cool, Krass, mega-genial. Esse foi um leitor jovem e se agradou do que leu.

d) Para uma autora de eróticos suaves mesclados de humor, com imagens sem nudismo de corpos, foi enviado um E-mail que ela comentou aqui:

— Faz tempo que eu te leio sua vagabunda, e acho as coisas que voce escreve um lixo.

Esse leitor estava acostumado com linguagem chula, picante e se sentiu decepcionado com a suavidade do texto, provocando a autora a escrever do jeito que ele queria ler. Observe que a palavra vagabunda usada para mulher significa, alguém que troca de homem seguido, já para o homem vagabundo significa preguiçoso, que não gosta de trabalhar, boa vida, vadio. A palavra se origina de Gira-Mundo, atribuída para pessoas sem moradia fixa como os antigos Hippies e ciganos, que não se fixavam em lugar nenhum. A autora tinha mais de 5 mil cliques num dia em sua página e faz tempo que não publica mais.

Isso prova o quanto é difícil para o leitor, separar a obra do autor. Ele faz uma assimilação inicial e conserva aquela imagem.

Voce tem muitos cliques na sua página, e poucos ou nenhum comentário? Então voce foi visitado (a) por autores renomados que tem uma vasta experiência do seu trabalho. Eles estão aqui, tem uma senha e pseudônimo, não publicam textos e também não comentam. Apenas pesquisam os temas, leem os comentários dos leitores e suas preferências, aproveitam alguma idéia ou tema, isso não é proibido nem plágio.

O autor não escreve apenas para uma classe de astro- físicos, mas para o povão. Muitos adquirem seu conhecimento pela internet. Nem todos tem carvão, fumo, para pagar faculdade. O conhecimento de mundo, e a experiência de vida é uma ótima escola.

Se voce escrever um texto infantil o leitor se faz infantil também e responde com palavras infantis, a altura do texto.

Se voce escrever um artigo científico ou técnico, o leitor irá comentar com termos científicos ou técnicos também.

Como é visto o site Recanto das Letras no exterior?

Aqui na Alemanha o Recanto das Letras é tido como um dos quatro sites internacionais de bom nível de literatura. Eles gostam principalmente do Experimental onde os autores criam novas poesias, contribuindo para a literatura não ficar estacionada só nos antigos padrões. Eles usam o tradutor da Google para ler. Aqui os alemães escrevem em Inglês, pois alemão ninguém lê.

Portanto saiba que tudo o que voce escreve, seja amador ou profissional, os leitores de todos países leem seus escritos, só não deixam comentários pois não sabem escrever português, a falta de conhecimento da linguagem inibe as pessoas.

Compare trinta comentários de um texto seu, seja poesia, contos ou artigos e compare as diversas interpretações recebidas dos leitores.

Mesmo que voce seja um autor, na hora que voce estiver lendo se faz um leitor também.

Alguns autores reclamam de comentários rasos. Mas se voce colocar e esclarecer a forma de comentário que deseja, os leitores irão atender e comentar segundo seu pedido, da forma que voce quer.

Autores que se queixam de ser poucos lidos ou visitados. Se voce nunca visita ninguém, nunca usa o mural, os outros não sabem que voce existe.

Ficar catando temas e nomes na lista de publicação desanimam e afastam os leitores.

Não esqueça, se voce não gosta dum texto que escreveu, os leitores podem gostar. Voce não escreve apenas para si mesmo, mas para nós todos, colegas e visitantes do site. Não se sinta frustrado e nem se deixe abater com comentários dos leitores, muitos não sabem se expressar ou interpretam diferente, segundo seu grau de instrução.

Siga contribuindo com seus escritos no site, auxiliando a crescer e preservar a literatura.

Nachtigall

___________________________________________________

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 02/05/2021
Reeditado em 02/05/2021
Código do texto: T7246635
Classificação de conteúdo: seguro