Breve consideração sobre um comportamento humano

O ser humano é complexo e imprevisível por natureza.

Contudo, é possível observar um comportamento de algumas pessoas que se torna cada dia mais frequente e marcante.

Contrariando toda sua complexidade e imprevisibilidade natural, indivíduos adotam um comportamento que quase os igualam a ovelhas ou os zumbis dos filmes, fazendo com que possamos prever exatamente sua reação diante de certos acontecimentos, sejam locais ou distantes.

O comportamento se caracteriza pela ignorância completa das inúmeras variáveis que estão envolvidas em qualquer evento e se atêm a um lugar comum ou padrão, que usam para justificar acontecimentos os mais variados e sem nenhuma correlação uns com os outros.

Esse comportamento não é observado em pessoas de baixo nível de escolaridade, pelo contrário, ele é mais evidente em jornalistas, atores, (pseudo)intelectuais e “formadores de opinião” em geral.

Um exemplo recente é a notícia da morte de um ator, vítima do vírus chinês.

Quando foi divulgada a notícia, nos foi possível prever exatamente quem e o que iriam dizer a respeito: “A culpa é do Presidente”.

A situação se torna preocupante na medida em que a incapacidade de se chegar a conclusões lógicas com base na análise de informações concretas, se generaliza na população, tornando-a susceptível de manipulações dos emissários do mal, cujos propósitos são sempre de atender os interesses de grupos e nunca os coletivos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 08/05/2021
Código do texto: T7251225
Classificação de conteúdo: seguro