OS BENEFICIOS DA RELIGIÃO

CERTO, ERRADO, FILOSOFIA, COSTUMES??

Tenho Acompanhado, tentado ler os conteúdos de Tonze Canhoto, que escreve com sabedoria ímpar, com filosofia impar como Ateu de demonstra ser, descrentes das religiões, dos costumes, das filosofias impostas através dos tempos.

A maioria poderá concordar com o mesmo, pois vivemos como ator interpretando no palco da vida, na maioria das vezes interpretando o que outras pessoas esperam ver em nós, e nós para ter a atenção assim nos comportamos.

A verdade é relativa, depende de quem diz, do que diz, pra quem diz, e como é eventualmente interpretado, assim transmitir algo e esperar que ser interagido por outra pessoa com entendimento semelhante aquilo que quem transmitiu esperaria e muito difícil.

Muitas vezes estamos dizendo, falando esperando ser ouvido, mas o ouvinte é surto, muitas vezes são cegos e não nos vê também, assim interagir depende de vários sentidos, além de conhecimentos semelhantes. Sabiedade é muito relativa.

Assim na religião, muitos doutrinam, pregam e pensam que estão sendo ouvidos, muitos tem sede de conhecimento, seja religioso ou gerais, e vão a busca de ouvir, mas muitos que estão transmitindo, não conseguem interagir, assim a comunicação, transmissão dos conhecimentos, informações notícias, nem sempre são recebidos como transmitidos, muitas vezes são distorcidos por que parte da transmissão não foi recebida, ou não foi entendida.

Muitas vezes recebemos a informação, entendemos a informação, mas não coadunamos com tais conhecimentos para exercemos nossos atos de acordo com estes conhecimentos, ou por que no ambiente que estamos, não podemos agir de acordo com isto, pois trata-se de um ambiente que não aceita tais conhecimentos e nos trataria como louco, como fora da “caixinha”.

Tonze Canhoto, escreve textos longos, coma mais de uma pagina normal de A4, e muitos tem preguiça de continuar a partir da primeira página, eu mesmo que gosto de escrever também sou prolixo, escrevo quase sempre mais de duas, três, quatro e até mais pagina, e uns pouco que me lê, os meus textos, quase sempre reclamam da quantidade de textos, assim Tonse Canhoto também, apesar de qualidade de seu vocabulário e até de seu conhecimento que é admirador, muitos com certeza não chegarão lá, eu tento na medida de meu tempo dedicar a leitura até o final do texto, admiro o conteúdo, mas me considero ignorante para entender o todo, e apesar de concordar com muito, vejo que viver de acordo com os conceitos revolucionários dos referidos textos é se excluir daqueles que vive o dia a dia interpretando o que os outros espera de nós.

É certo que entendo que não precisamos agradar ninguém, só a nós mesmos, mas quando não agramos os que nos cerca eles nos excluem e não queremos viver excluídos, assim temos que agradar para não ser excluído.

Acreditando ou não na religião, sem entrar neste mérito, sempre digo e repito, que as doutrinas religiosas, os atos religiosos de reunir para orar, tem muitas facetas.

Para muitos, principalmente para aqueles com parcos recursos talvez seja a única maneira de socializar, de poder estar com alguém, e para isto é como a boiada tem que um acompanhar os demais é a única maneira de conviver, caso contrário se isola.

Tomas Cook escreve sobre as obras da Igreja católica e principalmente sobre os prédios e suas funções, e se formos analisar isto, tirando o Estado poder publico encarregado de construir prédios de serventia públicas, ninguém com certeza construiu como a Igreja católico, ou seja, administrando recursos arrecadados da comunidade e transformando em obras para servir a própria comunidade, para reunião, para prestação de serviços comunitários, sociais, sempre por trás tem o “orar”, “rezar”, “estudar religião”, etc, e assim também são outras religiões, todas são focada para reunir quanto mais pessoas forem possível. Vejamos exemplos: Procissão da virgem de Nazaré em Belém do Pará, milhões de pessoas; Em Aparecida do Norte milhões de pessoas se reúne quase todo o dia, principalmente em dias de eventos especial, as mesquitas mulçumanas, algumas que reúne vários milhões de pessoas; Templos como de Salomão construído para reunir próximo de dez mil pessoas, ou do Pe Marcelo para reunir até cem mil pessoas.

A socialização provocada por estas reuniões são terapias, nunca se reúnem para o mal, reúnem para o bem, para orar, rezar, fazer festas para Santos ou não, para ajudar terceiros mais necessitados.

Assim fazem a milhares de anos, vi esta semana que a cidade mais antiga da terra conhecida seria a cidade de “JERICÓ”, com mais de nove mil anos, e só sabemos disto por que tem religião envolvida, tem unificação de pessoas para se proteger.

O ser humano não foi criado, nascido para viver em isolamento, e na religião é permitido reunir com ou sem pagar, e na maioria das vezes é permitido se beneficiar das reuniões com alimentos espiritual e materiais e alimentos.

Então negar o efeito benéfico das religiões é ir contra a história e evolução da humanidade, que vive, briga, guerreia por tudo e por religião, mas ela está aí, e construindo grandes prédios, escolas, igrejas, hospitais, pastorais, etc.

Quem administra, age como empresa, precisa sobrar recursos no caixa para investir, e para isto, se imagina lucro, resultado das atividades.

A igreja católica em nossa Diocese que vai dos circuitos da águas Paulista, de Amparo, Socorro até são Paulo, Caieiras, etc. com aproximadamente mais de 50 cidades, dezenas de milhares de templos e em cada um deles tem mais de uma reunião semanal, ou seja, são dezenas de milhares de reuniões semanais, são centenas de milhares de reuniões mensais. O mesmo se dá com a segunda maior comunidade a Congregação Cristã do Brasil, que tem neste mesmo território um ancião chefe com milhares de templos também com mais de uma reunião por semana.

A igreja Católica, maior comunidade religiosa Brasileira, só em nossa diocese, promove Santos e Santos, pois tem vários todos os dias, mas tem alguns que são tradicionais em todos os templos em todas a religiões e em nome destes fazemos festas, quermesses, onde arrecada, prendas, doações de bens, objetos, brinquedos, para vender, leiloar, para fazer alimentos, bolos, salgados, para vender, e tem festas destas que arrecada livre mais de um milhão e tudo isento de tributos; se somarmos as centenas de reuniões mensais e suas dezenas de milhares de festas só nesta região, chegaremos a arrecadação de quase bilhões por mês que são investidos em novos templos, novas obras construtivas, em pessoas que necessitam de roupas, alimentos para o espíritos e para o corpo.

Saímos do tema inicial e divagamos sobre a religião e suas ações, não temos como negar que eles estão aí e praticam bilhões de atos todos os dias envolvendo toda a população, mais de 50% são católicos, outros 30% são evangélicos da Congregação, e o restante, são divididos entre outras religiões e os ditos Ateus, que também se reúnem para congregar a não crentisse, juntam recursos, fazem reunião e oram por não acreditar, também é reunião temática e religiosa de negação.

Assim tentando voltar ao tema inicial, filosofias existem mil, costumes sejam locais, regionais ou até planetária, regem os dias a dia de cada ser humano.

Muitos como monges enclausurados escolhem viver isolados, alguns até se auto mutilando por acreditar que isto é bom para o seu corpo e sua mente, outros tentam viver em mais comunidade, mesmos nós eu e o Tonze Canhoto, sem entrar do mérito de acreditar ou não estamos vivendo a doutrina e o conhecimento que se expressa da religião, e não nem eu nem ele podemos negar as obras de Tomas Cook, que elas relatam os maiores construtores do planeta é a igreja Católica, pelo menos no ocidente.

Então negar tudo isto, e negar isto aos brados sonoros em comunidades com pessoas presentes é expulsar os presentes, é se isolar, sendo expulso ou expulsando os presentes, contudo quando escrevemos nossas besteiras de autoconhecimento, podemos fazer isto, porque é de forma silenciosa, e só vai ler quem quiser.

Há muitas rádios da web, que são preparadas, instaladas para transmitir, como este nosso canal, o líder então produz bons programas de radio e emitem grandes programas, mas usando os medidores nota-se que nem uma pessoa está ligada na referida rádio, ou seja, está emitindo para o nada e para ninguém, talvez nós também, que dedicamos em escrever estes textos e no máximo tem de uma a dez pessoas que curti, mas nem ler o faz, por nossos textos são longos, e as vezes até exóticos, no sentido de não interessar a ninguém.

Tonze Canhoto, me desculpe, eu particularmente vou continuar a ler seus textos, pois gostos da sabedoria que exala dos mesmos, nem sempre faço o curtir, para deixar registrada minha presença, mas pode ter certeza que sou um leito seu. 18.09.21

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 19/09/2021
Reeditado em 01/03/2022
Código do texto: T7345576
Classificação de conteúdo: seguro