As dificuldades de quem sofre de transtornos mentais

Quem tem transtornos mentais como ansiedade ou depressão sofre muito, e não apenas por causa da doença. Sofre por causa do preconceito e da desinformação e porque não é raro que os próprios parentes ou pessoas próximas encarem o portador de uma doença mental como alguém que só traz aborrecimentos, isto é, como um verdadeiro estorvo. Não raro, a pessoa que tem um problema de saúde mental é rotulada como “doido”, “complicado” e alguém que não tem condições de viver em sociedade.

Apesar de termos aprendido muito sobre doenças mentais nos últimos anos, o preconceito ainda é muito forte. Não são poucos os que veem a depressão como frescura, reclamem que quem tem bipolaridade ou ansiedade é insuportável e tachem quem tem distimia de uma pessoa chata e difícil de aturar. Isso torna muito mais difícil a situação de quem tem uma doença mental, pois a pessoa se sente muito mais isolada e pensa que ninguém se importa com ela. Imaginemos alguém com depressão sabendo que os outros a veem como uma pessoa preguiçosa que não quer sair da cama porque é cheia de frescuras.

É preciso que se aprenda mais sobre as doenças de ordem mental, porque depressão, bipolaridade e tantas outras enfermidades que afetam a mente são tão incapacitantes quanto uma doença física. Ninguém vai rotular um diabético ou hipertenso nem ficar fazendo mexericos ou se afastar porque alguém precisa tomar injeções de insulina ou seguir uma dieta para controlar a pressão, não é mesmo? Então, vamos ser mais compreensivos e solidários para com quem tem depressão, porque as doenças de ordem mental causam angústia, levando a pessoa a se sentir um peso, porque não consegue se encaixar. E tratar alguém com depressão ou ansiedade como um estorvo é atitude de uma pessoa pequena, mesquinha e ignorante. Temos de acolher a todos e fazer o portador de doença mental sentir que é alguém com direitos a ser feliz e encontrar o seu lugar no mundo.