Nota de Repúdio à Rede Globo*

* Texto escrito antes da Pandemia começar

Quero manifestar aqui minha indignação com a reportagem do Fantástico exibido no dia 08/03 em o Doutor Drauzio Varella vai ao presídio entrevistar um detento chamado 'Suzi', causando comoção, e após a revelação do crime que a pessoa cometeu, a internet veio abaixo.

Agora, vamos por partes:

Primeiro de tudo, a reportagem foi extremamente infeliz e imprudente ao exibir a matéria sem ao menos procurar saber a causa e o motivo da pessoa estar presa naquele lugar, não tendo responsabilidade para com milhares de pessoas que assistem seu programa.

Nesse ponto, a total falta de ética e profissionalismo, valores que sempre a emissora afirmou possuir é evidente, fora a irresponsabilidade em expor um profissional respeitado para entrevistar uma pessoa presa por cometer um crime bárbaro e inaceitável, podendo levar a destruição e reputação de uma longa e sólida carreira construídas ao longo das décadas.

Segundo ponto, e quanto a mãe e a família da vítima?

Como se sentiram ao ver essa matéria exibida? Será que pensaram nisso antes?

Pois deveriam pensar muito bem antes de exibir, principalmente em se tratando de um meio de comunicação de massa com capacidade de longo alcance.

Terceiro ponto que desejo destacar é que a televisão tem o poder de condicionar gostos, preferências, valores e pensamentos e ao procurar humanizar um criminoso desumano, pode levar pessoas a tratar o culpado como se fosse inocente e vice-versa, em uma clara distorção de valores éticos e morais que norteiam o bom funcionamento de qualquer sociedade dita civilizada. E aí resta somente o caos e a barbárie. Será que é esse seu intuito Senhora Rede Globo?

Quarto ponto, as consequências já vieram porque a polarização foi acesa, povoando reações de todos os lados em pleno momento de uma economia que se encontra em frangalhos, epidemia mundial e a emissora faz o favor de jogar gasolina na fogueira lançando fumaça nos olhos da população.

A falta de assuntos mais relevantes para se discutir foi a causa?

Ou assim como a classe política e econômica-financeira resolveram apostar na polarização por enxergar vantagens na divisão do povo?

Quinto e ao meu ver, o ponto mais importante, quais são os motivos de vocês começarem a "defender" pautas sociais e a "lutar" contra as desigualdades? Por que de uma hora para outra, passaram a se interessar pela humanização dos presídios? Será que agora vocês são parte da esquerda progressista?

Eu simplesmente não acredito nisso, até porque vocês são antes de tudo uma empresa e ideologia de empresário é o lucro, o resto são discursos e detalhes.

Na verdade vocês estão é se apropriando de pautas para fins políticos e econômicos específicos e por esses motivos, procuram seduzir a "militância" esquerdista e o resto da população, não se tratando do meu caso e de muita gente com bom senso.

Não precisamos mencionar sua arrogância em não reconhecer seus erros cometidos com essa reportagem ou será que estou errado?

Sexto e último ponto é sobre a postura do Doutor Drauzio Varella que para mim também foi extremamente arrogante e orgulhoso em afirmar que não julga ninguém por causa do código de ética de sua profissão o que é no mínimo enganoso, pois, não estava naquele local como médico e sim como entrevistador, podendo perfeitamente perguntar ao entrevistado o motivo de sua prisão e condenação, pois nada o impediria de fazer o que o bom jornalismo sério e imparcial demanda.

Logo, sua fala não passa de uma tática retórica para encobrir e não reconhecer seus erros.

Bem, fica aqui manifestado toda minha indignação e repúdio a essa reportagem.

(2020)