Bolha Social ( Número 1 )

O nosso grande carnavalesco e pensador Joãozinho Trinta, disse uma vez uma frase que encaixa na fantasia, na arte e até na cultura brasileira: "...Pobre gosta de luxo, quem gosta de pobreza e miséria é intelectual..." A frase mostra a genialidade e a espiritualidade finíssima deste grande e saudoso artista.

Recebi no meu WATTS o vídeo de um amigo classe média falida, hoje pobre após perder o emprego em uma Empresa privatizada, ele é conservador.

Sou curioso por livros, filmes e imagens etc...E fui assistir o vídeo, belíssimo, por sinal.

Cidadãos brasileiros em Shoppings, compras, Praias lindas de Jurerê e Galinhas, gente bonita e bem vestidas embarcando em aviões, carros bons e de marca, pessoas em bares restaurantes chiques, Hotéis luxuosos, gente viajando para o exterior etc...

. Nas praias moças lindas, moçoilos bombados, crianças de buxexinhas Roseas e muito bem vestidas...coisas lindas, gente sorridente e coisas boas que todos os seres humanos gostam.

O locutor que apresentava o vídeo era muito bom, falava bem e entrevistou até bem sucedidos operadores de moedas virtuais, trades de férias etc...Ele sempre falava coisas ASSIM, você acha que esse nosso Brasil tem crise, na verdade só quem não gosta ou não quer trabalhar sofre no Brasil, Veja os meus amigos ali tamando seu drink, sua cerveja boa, belisacando seu fruto do mar ou aquele lindo casal com seu vinho fino e sua picanha grelhada...E, acenou ao lindo casal que respondeu...

Óbvio que um filme ou gravação desta tem um propósito empresarial, comercial e até político. Gravações de alto nível tem alto custo, é óbvio, o rapaz ou o que filmava não eram amadores e estavam a serviço de alguém ou uma Empresa.

Recordo que meu amigo pobre e conservador, disse: Vitório, olhe esse vídeo é me diga se nosso Brasil tem crise ou tanto desemprego.

Porém, meu amigo conservador e pobre, deve estar se culpando e se achando incompetente por não poder, estar ali com sua esposa e filhos, o que ele não sabe é que isso é uma Bolha Social e não tem como todos os brasileiros terem acesso a esse conforto e privilégio.

No Brasil em torno de 5% de bilionários, milionários, ricos e burocratas servidores de altos salários e privilégios de cartões corporativos e outras benesses podem ter acesso a isso, em torno de 8 ou 10 milhões de pessoas no máximo, mas o Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes e milhões de desempregados e sub empregados. A bolha social de luxo é para uma minoria, embora pareça muita gente.

Mas muitos ainda tem o consolo de ir a beira de um corgo, beira de Rio ou postar uma foto selfies com um corote de pinga, uma cerveja barata ou refrigereco, se for crente a beira de uma piscina de plástico, milhões nem isso no Brasil.

. Essas bolhas sociais passam despercebidas e muitos se iludem no país com propagandas e conceitos parciais e até com palavras e frases altamente inteligente, que não analisadas iludem muita gente.