Dissertativo: preconceito não é opinião. Ponto!

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (Albert Einstein)

Fiz questão de pesquisar se a frase seria de autoria do gênio e genioso CIENTISTA. É tanta fake news, que já duvido das citações.

Lembro que, sendo dele, não romantizemos o ser humano, seja quem for. Todos temos falhas. Einsten teve alguns infortúnios como pai. Numa espécie de imperfeitos, quem atiraria nele as pedras? Eu sei, eu sei, haveria até fila!

Se tenho dúvidas da autoria, do conteúdo não. Muitas pessoas, claro, nas redes sociais, estão com tanta facilidade de postar frases de efeitos preconceituosos, que, escondidas atrás de religiosidade - fica fácil usar Jesus Cristo como escudo, mas, antes de postar, tenha uma conversa silenciosa, íntima com Ele, para saber se Ele realmente aprovaria, você o citando - ou o antigo testamento! - ou de outras referências morais, querem apenas apresentar convicções pessoais, que atingem gratuitamente o próximo. Estranho, que me vem uma paz tão grande quando leio passagens de Jesus. Dá aquela vontade de ser alguém melhor! Por que não vem essa paz de muitos que citam Ele?

Mas aí vem o principal desta nota. As curtidas. Ah, as curtidas! Milhares de curtidas em postagens preconceituosas. Milhares de frases concordantes abaixo de postagens preconceituosas. Preconceito dá engajamento.

Não se engane. Com a autorização do preconceito velado, que usa táticas de figura-fundo - no plano discursivo, a figura seria a informação mais identificável, porém, no fundo, mensagens complementares trazem outro significado, o que realmente se quer mostrar - vários se sentem confortáveis em curtir mensagens homofóbicas, racistas e afins. Mas, do mesmo conteúdo postado ou curtido, não se tem a coragem de falar ao outro, a quem se quer atingir. E este outro, que se quer atingir, possivelmente se deparou com a postagem. Outros que não concordam, idem. E na maioria das vezes, engole-se seco, passa-se direto. Por que é mais fácil, cômodo, talvez até prazeroso, manifestar sobre o que concordamos, do que o gastar energia e saúde mental com o que reprovamos.

E assim vamos! Bombando e fazendo média com os que pensam iguais a nós! Independendo se provoco em outro sentimentos negativos, de tristeza ou indignação. Inclusive este texto tem este efeito. Ne!

Ando tão sem tempo para redes sociais! Tem sido tão negativo acessar redes sociais! Mas também resolvi apresentar minha leitura sobre o preconceito, que agora ganhou status de opinião.

Paulophn
Enviado por Paulophn em 02/11/2021
Código do texto: T7377285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.