Mais empatia, por favor, minha senhora! 16/02/2022.

Indignar-se com a falta de escrúpulos, de caráter, de compromisso, de solidariedade, de empatia, dos políticos brasileiros, infelizmente, já faz parte do nosso normal.

Diz um infeliz ditado: “brasileiro tem memória curta” ou, “o brasileiro não tem memória”. Não, o brasileiro tem memória, e não é pouca! É só olhar com os olhos da compaixão as memórias das tragédias vividas por muitos de nós! Os pedidos de justiça por tantas vítimas de balas perdidas, pelos assassinatos de negros e pobres, pedidos de justiça para acabar com a corrupção que envergonha toda a classe política desse país. Quantas memórias de tragédias naturais por culpa da falta de investimentos em moradia e saneamento básico, tem o nosso povo?

Me parece que são as autoridades desse país que não tem memória, estes estão sempre repetindo o mesmo discurso em todas as tragédias! Mas…

deixemos os políticos para um outro fórum.

Usei este espaço para relatar o que tem me causado indignação e tristeza: a falta de empatia de gente como a gente.

Ao assistir as tristes cenas de mais uma tragédia anunciada, causada pelas fortes chuvas e pelo descaso do Poder Público, na cidade de Petrópolis/RJ, no dia de hoje(16/02), observo uma senhora bem vestida, em cima de um salto alto, tentando atravessar a rua sob os escombros e sem dúvida, sob corpos soterrados, para seguir com sua rotina diária, sem nenhuma ruga de preocupação, sem nenhum ar de tristeza, pois, com certeza, a sua casa, a sua família, não foram atingidas. A distinta senhora ao se deparar com os obstáculos do caminho ainda fazia cara de: “que droga, desse jeito vou me atrasar!”

Que cena triste! Olhar para esta senhora senti uma mistura de sentimentos que não consegui decifrar, talvez pena, revolta, tristeza ou até mesmo medo.

São estas atitudes que mais me chocam!

São pessoas assim que tornam o mundo sem cor!

Queria muito chegar para essa senhora e falar: “ oi senhora, escutou o barulho do vizinho?

Ouviu os pedidos de socorro?

Sabes que seu semelhante está aí embaixo do seu salto?”

Ah, minha senhora, mais empatia por favor!

Pode ser que esta senhora tivesse realmente um compromisso já marcado para este dia, para esta manhã trágica, contudo, o que é um compromisso perdido diante de tantas vidas soterradas em frente a seu palácio?

Foi a imagem mais chocante diante de tamanha tragédia. A imagem da falta de amor e respeito ao próximo.