O que vem a ser progressista?

O QUE VEM A SER PROGRESSISTA?

Miguel Carqueija

 

Ultimamente tenho visto muito a palavra “progressista” sendo usada para adjetivar certa linha de pensamento e procedimento, em oposição aos “conservadores”. Pessoas (especialmente políticos) e partidos se autoproclamam progressistas mas “sem apresentar provas”, como diria a Rede Globolixo em seu Jornal Bestial. Ora bem: esses que com tal sem-cerimônia se dizem progressistas não são progressistas coisíssima alguma, são mas é esquerdistas. E a esquerda nada tem de progressista: a esquerda é retrógrada, obscurantista e reacionária, defende até o aborto, a eutanásia, a linguagem neutra e o socialismo. E socialismo nada mas é que o Leviatã, o deus-Estado, que tudo pode e onde as pessoas são presas por crime de opinião, como aconteceu com Armando Valladares, que passou 22 anos nas masmorras cubanas por se recusar a colocar um adesivo de Fidel Castro na sua mesa de trabalho.

A grande mídia vive separando “conservadores” e “progressistas” sempre numa conotação desfavorável aos primeiros, como se houvesse oposição entre os dois conceitos, quando, inclusive pela semântica, eles nada têm de incompatível. Mas a grande mídia não entende bulufas de coisíssima alguma.

Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos, declarou que se havia enxergado tão longe era por estar nos ombros de gigantes. Ou seja, os cientistas que o precederam. Aí está o conservadorismo por parte de um grande sábio. Ele não jogou fora o conhecimento de quem veio antes.

Só pode progredir quem conserva o patrimônio. Ninguém cria nem progride do nada. Você tem que progredir partindo de alguma coisa. Por mais que os esquerdistas esbravejem contra os conservadores, com certeza nenhum deles rasgou, quebrou e queimou tudo o que tinha e foi morar na caverna e viver da caça e da pesca.

Portanto, lamento informar a quem for da esquerda, os progressistas somos nós, os conservadores. Através da História sempre foram os conservadores que conduziram o progresso da civilização, pesquisando, inventando, construindo, ensinando e levando avante a luz do conhecimento. Quem não é conservador ou conservadora, em algum grau pelo menos, também não é progressista.

 

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2022.

 

(imagem pinterest)