SOBRE AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO DE 2022 – PARTE 2

Prólogo

“cada povo tem o governo que merece” – (Sic).

A frase, do eminente jurista Rui Barbosa, generaliza a desídia de uma sociedade de memória fraca.

Entretanto, em nome da paz e harmonia social, o respeito às escolhas dos eleitores deverá ser acatado.

Ademais, o 2° Turno, em 30 de outubro de 2022 será um marco para a superação de ressentimentos e divergências ideológicas.

Atentem para minhas palavras. Observem as coligações e apoios que ocorrerão para a derrocada de um adversário comum.

Divergências fraternas recentes e mais antigas serão superadas para um apoio mútuo em prol da harmonia social. – (Nota deste Autor).

A ÓTICA DA BOA RAZÃO

Sob a ótica da boa razão pergunto ainda: Por qual motivo elas, essas pessoas ludibriadas, se deixam enganar? Por que se satisfazem, prazerosas, com suas escolhas políticas e socioafetivas quase sempre tóxicas e equivocadas?

Minhas dúvidas continuam: Por que entra governo, sai governo, e os cínicos, os sem-vergonhas, hipócritas, criminosos, condenados, escarnecedores dos bons usos e costumes sociais, continuam com um grande apoio popular?

Por que algumas pessoas esclarecidas e de boa índole, embora incultas, esquecem facilmente os crimes de corrupção que, pela conotação jurídica e econômica, têm causado danos severos ao país e, que ninguém deveria aceitar?

Adversários de muitos anos e pleitos acirrados hoje são amigos. Eles afagam seus egos mutuamente com elogios como antes se apedrejavam com ferocidade. Como compreender tamanha desfaçatez?

OS PRINCIPAIS GLADIADORES DO PLEITO DE 2022

Um é grosseiro, aloprado, tempestivo e, embora não seja corrupto nem ladrão, não tem qualificação de estadista. O outro é um apedeuta liberado da reclusão pela mesma justiça que o condenou em três instância judiciais.

Enquanto isso... A população do nosso país continua com muitas desigualdades, vegetando por conta do assistencialismo social, sem emprego, aumentando a pobreza, ressentimentos e rancores sociais.

O APOIO DA JUSTIÇA CEGA

Há algum tempo digladiam-se os poderes públicos. Não se entendem os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os desidiosos e supostos líderes de outrora, alguns condenados em mais de uma instância, há pouco tempo, hoje são candidatos a um importante cargo eletivo. Essa é a caracterização do errado se tornando certo!

Eles têm o apoio da Justiça cega, mas composta por iluminados de notório saber jurídico! Gira e roda, passa o tempo e voltamos à antiguidade em que imperava a lei do mais esperto, forte, cruel, rude e grosseiro.

Meu entendimento e respostas para essa anarquia generalizada e o desrespeito estão numa frase do eminente jurista Rui Barbosa: "Cada povo tem o governo que merece". – (Sic).

CONCLUSÃO

Meu entendimento, respeitando todas as interpretações contrárias é que não há generosidade nas pessoas do bem, mas à boa-fé todos somos enganados por alimentarmos expectativa em vão. Concito a todos os patriotas brasileiros a respeitarem os resultados desse pleito de 2022!

Todavia, é fato que existe uma grande parte da população que, ignorantes ou à boa-fé, se mostra indiferente e, no final acaba se deixando levar por essa horda de bandidos travestidos de cordeiros.

Acautelemo-nos! Aguardemos ansiosos, mas respeitosos e responsáveis, o 30 de outubro (2º turno), para lamentar e/ou aplaudir os resultados eleitorais.

Os anarquistas e desordeiros exibem seus risos fáceis de hienas, verbalizam suas palavras com frases de efeitos para sedimentarem seus propósitos escusos fazendo refém a sociedade, que considero inocente útil, do mal pelo mal e cupidez cruel e banal.

OBSERVAÇÃO

Depois de haver publicado meu texto, de Brasília, DF, recebi um telefonema de um major amigo que, ao ler meu artigo, disse:

"Particione esse seu excelente trabalho em duas ou três partes. Ficou demasiado longo. Faço essa respeitosa observação pela certeza de que no dia 30/10/2022 você irá escrever algo sobre os resultados finais". – (Sic).

Em atenção ao dileto artilheiro particionei o presente texto. Para ler a PARTE – 1 basta acessar pelo link abaixo:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7619484

__________________________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.