Olha o que faz um sorriso

Você gostaria de ser sempre muito bem tratado pelas pessoas? Como tarefa eu diria que, lendo e praticando o que diz o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" a sua vida nunca será a mesma. Nele, Dale Carnegie aborda os aspectos principais do relacionamento humano e nos dá dicas preciosíssimas de como ser uma pessoa simpática e benquista por todos. Pensando bem, não é difícil como pode parecer à primeira vista. Somos egoístas por natureza e, se tomarmos cuidado, no trato com os outros de deixarmos de lado esse egoísmo e pensarmos um pouco mais no direito alheio de ser amado e de ser ouvido, já começamos, só com isso a ter sucesso nos relacionamentos. A vida é simples de ser vivida, mas costumamos complicá-la por vontade própria ao querermos impor nossas vontades e nossos pontos de vista.

Por que sempre queremos ter razão e achar que nunca cometemos erros? Esse é um ponto de fácil compreensão, mas de difícil aceitação pela maioria. A começar pelo sorriso, essa é uma arma poderosíssima no bom sentido. Um sorriso sincero e envolto por meiguice quebra qualquer início de discussão e acho que todos nós já tivemos situações na vida em que conseguimos, com um sorriso converter o que seria, talvez o começo de uma inimizade em um relacionamento promissor. Somos feitos da mesma espécie e embora tenhamos opiniões diferentes sobre determinados assuntos, no fundo, no que se refere a sentimentos as reações são as mesmas. Ninguém quer ser criticado e ofendido em seus sentimentos, queremos compreensão e solidariedade.

O sorriso faz parte do mundo humano e só nós temos a capacidade de expressá-lo da maneira como o fazemos. Somos uma raça privilegiada por sorrir, gargalhar e quebrar o vazio da vida só em emitir uma fisionomia alegre . A prática do sorriso está na frente de qualquer ação para se criar um ambiente harmonioso. Não temos ideia completa do que vem a ser o poder de sorrir no relacionamento com as outras pessoas. A mulher, nesse ponto é muito mais privilegiada, pois seu sorriso é espontâneo; ela o faz com uma naturalidade tão espantosa que não chega à compreensão do sexo masculino e ele não é capaz de imitá-la. Não adianta, Deus a fez assim; a marca da mulher está em seu sorriso, muito mais do que em sua linda fisionomia. Cabe ao homem tentar imitá-la, pelo menos, sem nunca igualá-la. Mas mesmo sendo privilégio da mulher, se todos começarem a praticar sorrir mais e mais a cada dia, impregnando os ambientes e as pessoas, não haverá relacionamentos que não se harmonizem, por mais tensos que possam parecer. O sorriso derrete a neve mais resistente e aquece a alma mais empedernida, posto que não fazem parte da natureza verdadeira do ser humano.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 29/09/2023
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T7896926
Classificação de conteúdo: seguro