Os Inquéritos do Xandão

Chamar Alexandre de Morais de Xandão seria uma ironia? Sua estatura física é mediana e sua estatura moral é pigmeia e em ambos os casos o apelido não lhe faz jus.

Pode ser referência ao seu ego gigantesco e a sua vaidade, e aí sim faria sentido, visto que o sujeito é chegado aos holofotes midiáticos.

Mas vamos tratá-lo desta forma como um apelido irônico. Xandão comanda alguns inquéritos que tem sido motivação de análise de juristas e jornalistas desde os famigerados inquéritos das Fake News e os da Milícias digitais, ambos carregados de vícios e ilegalidades.

Dentro da teoria dos frutos da arvore envenenada todas as decisões tomadas a partir daí são ilegais e inconstitucionais. Quando vemos juristas e jornalistas, com toda a revência analisando estas medidas adotadas por Xandão, quanto a sua legalidade, sem se referir ao começo destes processos, ainda medindo palavras, não podemos deixar de notar sua covardia ou sua conveniência, ou mesmo os dois no mesmo pacote.

Isto deu a Xandão a força que o transformou nesta desgraça que ele é hoje para o Brasil. Um só homem usando e abusando de sua caneta e do cargo que ocupa por indicação exclusiva do presidente Temer.

Se Morais fosse removido do seu cargo grande parte dos problemas do Brasil estaria resolvido ou minimizado, já que ele serve de ponta de lança ou o executor deste plano de destruição da democracia, com o apoio covarde dos outros ministros que se protegem insuflando nos bastidores, esta escalada autoritária.

A grande mídia tem papel fundamental neste processo, por seus interesses financeiros mesquinhos. Sempre alterando os fatos, dando suas versões distorcidas, abrindo caminhos para processos e medidas ilegais.

Podemos afirmar que o nosso podre judiciário á pautado por esta mídia corrompida. Enquanto as Fake News criadas por ela seguem livres, leves e soltas fazendo seu papel nefasto, convencendo os leitores de manchetes espetaculosas, as verdades, ou os fatos correm como relâmpago nas redes que o sistema quer calar.

Não dá para tapar o sol com a peneira. Para acessar as grandes mídias o cidadão tem que chegar em casa ou estar em um ambiente com TV ligada que depende de um controle remoto e de alguém para manipula-lo. Já as notícias que correm nos meios digitais da internet estão nos celulares em qualquer lugar, em tempo integral.

Quando se cala um site, um blog, uma página, uma voz na internet esta informação já viralizou e correu meio mundo. Foi gravada por muitos.

Não adianta criar centros de monitoramento de verdades e mentiras já que estas escapam sorrateiras ou francamente de qualquer controle, e cabe apenas ao cidadão fazer esta triagem.

Temos exemplo de que estes controles de informações puderam ser feitos em alguns países como a Coreia do Norte, Rússia e outros países de ditaduras ferrenhas. O sistema que governa o Brasil parece trabalhar para que cheguemos lá, mas depende muito no nível de omissão e covardia de uma sociedade. Ainda temos um tempo para reagir e um tempo para sonharmos com o sopro da liberdade.

João Drummond
Enviado por João Drummond em 19/03/2024
Código do texto: T8023053
Classificação de conteúdo: seguro