Por que há tantos abusos sexuais no esporte?

Hoje pode ser um dia histórico no combate contra a violência à mulher. Robson, ex-jogador de futebol, foi preso e cumprirá pena de 9 anos aqui no Brasil por estupro cometido na Itália.

 

Mas esse caso do Robinho leva à reflexão sobre por que há tantos casos de abusos envolvendo atletas profissionais. Só para citar alguns que repercutiram mais:

 

Mendy, ex-jogador do Manchester City, foi acusado de estupro e agressão sexual contra várias mulheres, totalizando 8 casos. Ele chegou a ser preso em 2021, mas foi solto mediante pagamento de fiança. Posteriormente, a justiça o inocentou de todos os casos.

 

Mason Greenwood, ex-jogador do Manchester United, então com 21 anos, foi acusado por sua ex-namorada e modelo Harriet Robson de estupro e violência sexual. Ele foi preso em janeiro de 2022, mas também foi liberado após o pagamento de fiança. Estranhamente, a acusação foi retirada posteriormente, e ele foi inocentado.

 

Deshaun Watson, ex-quarterback do Houston Texans, foi acusado de conduta inapropriada e assédio sexual em sessões de massagem por 25 mulheres, entre março de 2020 e 2021, enquanto ainda defendia os Texans. Hoje, ele segue sua vida normal e defende o Cleveland Browns.

 

Os jogadores do Velez Sarsfield da Argentina, Sebastián Sosa, Braian Cufré, Abiel Osorio e José Florentín, foram colocados sob custódia sob alegação de abuso sexual de uma jornalista em Tucumán. Segundo a moça, ela foi convidada por Sosa para ir ao hotel por meio de mensagens em uma rede social. Ao chegar no local, ela foi para o quarto do goleiro. Pouco tempo depois, os jogadores Osorio, Cufré e Florentín juntaram-se a eles. Depois de ingerir certa quantidade de bebidas alcoólicas ao longo da madrugada, a jovem começou a se sentir mal, com muita tontura, então se deitou em uma das camas como se estivesse dormindo. Foi neste momento que, segundo ela, a agressão sexual teria ocorrido.

 

Aqui vale aquela máxima: não é porque a moça aceitou o convite inicial que ela queria ter relação sexual com algum deles. Em qualquer etapa que a mulher disser não, é não. O mesmo se aplica se ela dançar com o agressor, aceitar beber com ele, mas não ir além. Muito disso acontece, e a sociedade julga, dizendo que a moça estava aberta para um abuso. Tese absurda e machista.

 

E agora os casos mais famosos e recentes: Daniel Alves, que pegou pena de 4 anos por estuprar uma jovem em uma balada em Barcelona, e foi solto após o pagamento de fiança.

 

Robson, que foi condenado a 9 anos de prisão por estupro coletivo de uma jovem albanesa na Itália, foi julgado pelo STJ e condenado a cumprir a pena aqui no Brasil. Ele tentou pedir habeas corpus ao Supremo, mas este foi negado. E na noite desta quinta-feira, ele finalmente foi preso.

 

E Cuca, técnico atual do Atlético Paranaense, que foi evidenciado que seu esperma estava dentro de uma jovem suíça de apenas 13 anos na década de 80. Infelizmente, o caso já expirou e Cuca não pagou sequer um dia de pena. Somente recentemente a sociedade se manifestou em tom de revolta, e Cuca se viu compelido a desculpar-se por ter destruído a vida de uma criança ainda em formação. Enquanto ele seguiu sua vida, a vítima teve a sua destruída.

 

Então, por que há tantos casos de violência sexual contra mulheres no esporte? Imagino que seja pelo sentimento de poder alçado para homens de forma repentina, sem terem uma educação exemplar antes do processo. Eles dormem pobres e acordam ricos de uma hora para outra, o que gera um sentimento de poder absoluto, de que todos estão à mercê deles. Para piorar, há o mundo machista do futebol, que prega que é bonito ser dominante, pegar todos e usar sua fama para ter mulheres. Como não há casos de punição exemplar para esse tipo de crime, eles se sentem confiantes para cometerem esses crimes contra as mulheres. Mas vale ressaltar que o futebol nada mais é do que o microcosmo social que representa o macro da sociedade, e se jogadores e atletas agem assim, é reflexo da nossa sociedade machista de modo geral.

 

Espero que Robson cumpra sua pena de forma integral e sirva de exemplo para todos de que não há impunidade para esses casos.

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 21/03/2024
Reeditado em 22/03/2024
Código do texto: T8025009
Classificação de conteúdo: seguro