ESCREVER É UM EXERCÍCIO VALIOSO EM NOSSAS VIDAS ...

Mesmo antes de escrever pensamentos, frases e mesmo poesias livres, aldravias etc..., percebia a importância da literatura, das palavras, das ideias e mesmo as gravuras, desenhos e artes impressas...

Livros 📚 são amigos e companhias excelentes em nossas vidas...

Ainda muito criança iniciei a rabiscar meus registros escritos, porém só no ano de 1984 tive condições de publicar um modesto livro de poesias chamado ASAS DO TEMPO que na verdade foi minha homenagem a pequena e linda poesia escrita em Pernambuco no ano de 1857 aproximadamente, li essa poesia num micro "livro chaveiro" , aqueles livrinhos pequeninos com capa e muito usados em viagens pelo tamanho fácil de levar até no bolso.

Além das poesias escrevi modestas matérias de opinião em jornais de várias cidades do Brasil, mas os primeiros jornais do Brasil que publicaram minhas poesias e textos foram das cidades de Ladário e Corumbá, na época ainda no Mato Grosso Uno, tive a honra de ser convidado pelo escritor B.C.G Lima para as reuniões poéticas e literárias na residência dele e a partir dali entre na A.L.E.C.( Academia de Literatura e Estudos de Corumbá e Ladario ), inclusive tive a satisfação de participar de Coletânea de poetas de Corumbá e Ladario em Editora de Porto Alegre e também numa Editora do Rio de Janeiro. , antes desse período eu cheguei a rasgar e jogar centenas de poesias que escrevia, Ainda na vida militar eu cheguei a escrever utilizando pseudônimo Leonam, pois nós não podíamos expressar nossas ideias, era o período ditatorial do Brasil, era subversão escrever ou Pensar de forma divergente, mesmo assim escrevi num jornal "DROGAS A DESTRUIÇÃO DOS JOVENS".

Muitos nem sabiam que eu escrevia no Diário da Manhã, Correio de Corumbá, o Momento e até Alguns jornais alternativos de Campo Grande, São Paulo e outros locais...Em Luiz Gama fiz o livro POEMAS FEITOS em Luiz Gama e acabei cancelando a publicação devido ao alto custo da edição do livro, em 2004 lancei Menino das Calçadas livro de Poesias editado na Editora Rui Barbosa de Campo Grande MS, lancei nas ruas, bares e até em Búzios no Estado do Rio de Janeiro e também em Divinópolis Minas Gerais a convite de um amigo empresário, também lancei o livro na Festa do homen Pantaneiro em Corumbá num evento dos fazendeiros da Cidade.

Entre o ano 2000 e 2002 lancei seis livros Separatas de projetos e proposições e técnica legislativa, continuo a escrever apenas no Recanto das Letras e outros sites mais esporadicamente, mas não abandono o Sonho de voltar a publicar mais livros, poesias etc... Tenho material para maís de 50 livros já escritos, porém, é complexo o trabalho de publicar, é preciso correção, ver tudo que vamos publicar, observar cada falha, precisamos de observação ortográfica altamente profissional e técnica e mesmo críticas importantes.

Além de tudo não podemos parar de ler atentamente bons escritores e precisamos estar antenados com a política editorial do nosso país e do mundo, viver a realidade e ter muito cuidado com a ética e a verdade que são vitais, até para escrever ficções e poesias...

Vamos seguir enfrente e continuar estudando e observando os nossos GRANDES mestres, poetas e estudioso. Quem sabe, logo tenhamos um novo filho livro nas livrarias e bibliotecas...

Literatura e poesias de Luz e sonhos bons a todos.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 12/04/2024
Reeditado em 12/04/2024
Código do texto: T8040320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.