RIO GRANDE DO SUL FAZ PARTE DO BRASIL, AFINAL?

É reconfortante ver toda a solidariedade que o Rio Grande do Sul tem recebido em resposta às calamidades ocasionadas pela intempérie.

 

Todos os estados estão sujeitos a essa situação. Aqui em São Paulo, por exemplo, frequentemente ocorrem alagamentos, afetando especialmente as pessoas de baixa renda.

 

No entanto, nem todos parecem se sensibilizar. O que dizer de um poeta daqui do recanto que é do Rio Grande do Sul e não postou uma única mensagem de solidariedade em seu recanto? Será que não se solidarizou com seus conterrâneos? Na rede social, vi até mesmo campanhas de arrecadação de fundos, enquanto o poeta parece mais preocupado em falar sobre flores e amores não vividos. Eu não estaria comentando isso se não fosse pela empáfia do autor que acusou seus colegas do recanto de serem maus autores. Portanto, é de se imaginar que alguém com esse nível de consciência crítica não fosse tão indiferente a uma situação tão grave. Mas esse caso nos ajuda a conhecer as pessoas.

 

Também é gratificante ver a solidariedade com um estado como o Rio Grande do Sul, onde muitos gaúchos têm senso de cidadania exarcebada, e alguns até demonstram preconceito com outros estados do Brasil, principalmente o Nordeste. Alguns chegam ao absurdo de defender a separação do estado do resto do Brasil, argumentando que não precisam de nós.

 

Em momentos de calamidade como esse, se não fosse pelo apoio e socorro do resto do Brasil, o que seria desse estado? Se fossem independentes, lembrariam do resto do Brasil? Isso nos leva a refletir sobre nossa cidadania e instinto de solidariedade, reforçando a ideia de que o Brasil é uma nação unida e estamos todos no mesmo barco.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 05/05/2024
Código do texto: T8057074
Classificação de conteúdo: seguro