A DESTRUIÇÃO DA RFFSA E DESTRUIÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO NO BRASIL

Desde a minha infância Acompanho o funcionamento das ferrovias no Brasil, inclusive na RFFSA/NOB onde passei a trabalhar como Agente Especial de Estação nos anos 80., é bom ressaltar que minha Primeira viagem na vida foi no Trem do Pantanal aos seis anos de Idade., meu destino foi a Campo Grande, ainda uma Cidade do interior de Mato Grosso que ainda não havia sido dividido em dois estados.

Vivi e acompanhei todos o processo de destruição das ferrovias e da maior Holding Ferroviária da América latina que era a RFFSA, um processo de paga pau para o imperialismo e os poderoso grupos internacionais exportadores de pneus, petróleo, caminhões e carretas no planeta. Para avançar o processo de introdução do chamado " rodoviarismo radical" era preciso destruir as perspectivas de um sistema multimodal cuja base seriam as Ferrovias e a navegação Fluvial e Marítima, estive entre os ferroviários demitidos e entre os dirigentes sindicais que defendiam a RFFSA e o emprego dos ferroviários, também tive que ser cassado politicamente e destruído ! Óbvio, por razões políticas especiais, meu processo mofa nos gabinetes de Brasília até hoje, em pleno governo LULA infelizmente... Apesar das prisões, detenções, tortura e várias demissões e perdas políticas de empregos de concurso público federal. Além de perseguições que culminaram com dois golpes políticos violentos e vergonhosos, nos ano de 2000 e 2002, um visou me impedir de ganhar a eleição de prefeito em Corumbá minha Terra Natal e o outro inviabilizou minha volta a Brasília no ano 2002, sem falar no absurdo do ano 2003/2004.

Mas a privatização da ferrovia 🚆 RFFSA e NOB juntas não só tirou o Trem do Pantanal, ferrou Corumbá, Ladário e cidades do Pantanal e Cerrado, não só tirou o emprego de milhares de ferroviários veteranos, ela extinguiu praticamente profissões ferroviarias de manobras, manutenção de vias, comercial, intercâmbio de exportações, administrativos ferroviários e até quadros de engenheiros e técnicos

especificamente ferroviários. Além disso foi um golpe violento na infraestrutura de Transporte do Brasil e a devastação e destruição da NOB e RFFSA é bem visível Hoje no cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul e, no Brasil atingiu mais de 1000 empresas privadas que atuavam em parceria com esta imensa empresa destruída e privatizada com critérios ideológicos e muito toscos.

Pelos efeitos colaterais a privatização da RFFSA além de jogar MILHARES de veteranos ferroviários as ruas, causou mais de 2 milhões de desempregos no Brasil e atingiu inclusive a capacidade de exportação e capacidade de competição no mercado interno e externo além da tragédia nas estradas onde vemos a tragédias e acidentes diários e até destruição brutal do meio ambiente e, recentemente fui a Cidade de Corumbá dirigindo meu pequeno veículo e fiquei pasmo com a destruição da ponte, o estrago na BR 262 e a morte de milhares de animais silvestres...O risco de acidentes é brutal e a PRF fica aturdida tentando controlar um tráfego e até imperícia de alguns usuários da estrada, ultrapassagens desesperadas e até riscos de vida brutais que vemos a todo instante, numa BR que era hiper tranquila quando as grandes cargas de Minério, Cal, calcáreo, máquinas, gado, combustível etc... utilizavam os Trens de cargas e os turistas e o povo ainda tinham a opção do trem de passageiros 🛳️, o chamado Trem do Pantanal e até o Trem Noturno...

Lamentável que o Estado brasileiro tenha destruído sua própria ferrovia de maneira violenta e sórdida, os prejuízos estão aí visíveis, até que o Congresso Nacional e Governantes tenham coragem de retomar o verdadeiro desenvolvimento do Brasil, pois o processo de destruição das ferrovias começou com a destruição das ferrovias e das profissões ferroviarias e afins nos idos dos anos 50 e.... inclusive com o fim da carreira pública dos ferroviários do Brasil que numa ferrovia privada não passam de peões de gato 🐈 hoje .

Só para sabermos: A NOB RFFSA de Baurú SP A Corumbá e ramal Ponta Porã MS chegou a empregar mais de 9 mil ferroviários no período em que Pedro Pedrossian foi engenheiro Superintendente desta ferrovia 🚆. Uma das mais viáveis e rentáveis do Brasil. Com a privatização ela foi totalmente destruída. A estação de Corumbá e outras virou um verdadeiro lixão e local onde ficam pessoas excluídas e até viciados e marginais escondidos. É triste ver hoje o que já foi uma poderosa empresa nacional.

Manoel Vitório

Ex Agente Especial de Estações da RFFSA

ex integrante da Comissão de Transportes na Câmara Federal

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 22/05/2024
Reeditado em 22/05/2024
Código do texto: T8068594
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