RODOVIAS GO 139, MG 413 E MG 223
CALDAS NOVAS-GO A ARAGUARI-MG

 
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O leitor Laércio Monteiro disse em 21 de maio de 2013 no blog onde escrevo sobre turismo: "A GO 139 estava com mais buracos do que asfalto quando transitei por lá em outubro de 2012 e os vídeos no YouTube mostram uma situação ainda pior em 2013. Pretendo voltar a Caldas Novas e Rio Quente em setembro e embora as notícias vindas da imprensa de Caldas Novas sejam de que já há um contrato de reposição de asfalto, não surgem referências da AGETOP, empresa do governo de Goiás que administra estradas e o que se sabe por enquanto é... nada informa".

O leitor Valdir (infelizmente não deixou o sobrenome) fez o seguinte comentário em 23/05/2013: "Lamentável o trecho entre Corumbaiba/GO e Caldas Novas/GO. Os turistas que são, sem dúvida nenhuma, uma bela fonte de renda, são totalmente desprezados, junto com seus veículos e familiares. Sem turismo, principalmente Caldas Novas vira cidade fantasma".

Os leitores Fábio (11/02/2013) e Luiz Carlos Venâncio (19/01/2013), que transitaram mais recentemente por estas rodovias, relatam que entre Corumbaíba e Marzagão (ambas em Goiás) existe um trecho de aproximadamente 8 a 10 quilômetros que está em péssimas condições devido buracos na pista. Agradeço a ambos pela leitura do texto, bem como pelas informações prestadas, possibilitando assim esta atualização.

COMENTÁRIOS ASSIM SÃO SEMPRE BEM-VINDOS, POIS É UMA FORMA DE MANTER O TEXTO SEMPRE ATUALIZADO, POIS NÃO É SEMPRE QUE PASSAMOS PELAS MESMAS RODOVIAS. MUITO OBRIGADO.

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O melhor caminho para quem vai de São Paulo a Caldas Novas-GO (ou vice-versa) é através do município de Araguari-MG, no Triângulo Mineiro, situado logo após Uberlândia-MG. A seguir, as condições das rodovias que compõem o roteiro de 135 quilômetros que interliga os dois municípios. São três rodovias, uma no estado de Goiás (GO 139) e duas no estado de Minas Gerais (MG 413 e MG 223). A coleta de dados realizada em maio de 2012 e a narrativa é feita no sentido Caldas Novas – Araguari.
 
GO 139: A identificação do quilômetro zero desta rodovia (Foto 1) localiza-se na rotatória que dá acesso ao município de Caldas Novas e à GO 213, que leva às cidades de Rio Quente e Morrinhos, ambas no estado de Goiás. Após o município de Morrinhos, a GO 213 também dá acesso à rodovia BR 153 que alcança Goiânia, Anápolis e Brasília por pista dupla em boas condições.
 
 
Foto 1 - Início da rodovia GO 139 em Caldas Novas.

A GO 139 segue até a divisa com o estado de Minas Gerais, que se dá sobre o rio Paranaíba, num total de 75 quilômetros (Fotos 2 e 3). A ponte sobre o rio tem aproximadamente um quilômetro de extensão e o piso de concreto é bastante irregular. O local é muito bonito e adequado para boas fotos. Próximo à divisa, há um posto de fiscalização estadual, exclusivo para caminhões.
 
 
Foto 2 - Divisa de estado MG-GO sobre o rio Paranaíba.



Foto 3 - Vista da ponte sobre o rio Paranaíba (MG-GO).
 
No km 15 fica a entrada para a Usina Hidrelétrica de Corumbá e entre os km 38 e 39 passa-se sobre o rio Corumbá.
 
A rodovia passa ao largo do município de Marzagão e atravessa por dentro de Corumbaíba, mas esta é muito bem sinalizada e não há como se perder. No km 30, em Marzagão, existem lojas na beira da rodovia que vendem produtos de cerâmica artística, panelas de barro, de ferro, artesanato em geral, boas cachaças, doces, pimentas e farinhas temperadas (Foto 4). Chegando a Corumbaíba e logo após o Posto da Polícia Rodoviária Federal (cuidado, pois eles são muito criteriosos) também existem várias lojas do mesmo estilo das de Marzagão. Vale uma parada nesses locais onde o atendimento é muito cortês.
 
 
Foto 4 - Vista da Cerâmica Artística Carvalho, na GO 139, em Marzagão-GO.
 
As condições da rodovia são relativamente boas (Foto 5). A pista é única e o asfalto é bom na maior parte do percurso, apesar de existirem alguns trechos com remendos, mas sem buracos. Nas proximidades do km 40 encontra-se a maior quantidade desses remendos. A rodovia é fisicamente heterogênea, pois, após Corumbaíba, o asfalto está impecável, resultado de recapeamento recente. A sinalização de solo e de placas é adequada e estão boas. Os acostamentos, apesar de serem asfaltados em boa parte do percurso, são precários pelo fato de serem muito estreitos. Se tiver que parar o veículo, não há espaço suficiente, e uma troca de pneu pode ser uma tarefa arriscada. Se isso acontecer, sinalize adequadamente com uma boa distância de onde estiver parado. Em outros trechos os acostamentos foram tomados pelo mato, sendo impossível até uma breve parada.
 
 
Foto 5 - Vista da GO 139. Note como os acostamentos são estreitos.

Na saída de Caldas Novas existem postos de abastecimento e ao longo do percurso, as cidades de Marzagão e Corumbaíba, dão conta do recado neste quesito, com postos às margens da rodovia. Restaurantes somente nas cidades. Em Marzagão, no lado esquerdo da rodovia, fica o Hotel Imperial, adequado para viajantes.
 
MG 413: Esta rodovia é a sequência da GO 139, após a travessia do rio Paranaíba na divisa GO-MG, e já parte com a identificação de km 33. O trecho é de 34 quilômetros, até o trevo que direciona para Tupaciguara-MG e Itumbiara-GO (Foto 6). A partir do trevo, a rodovia para Araguari passa a ser a MG 223, que vem a ser uma continuação da MG 413. Coisas do Brasil.
 
Após a travessia do rio Paranaíba, no km 21, fica o Posto da Serra, um ponto de apoio um tanto precário, mas aceitável para um breve descanso, pois existem muitas árvores que fornecem uma sombra refrescante.
 
 
Foto 6 - Rodovia MG 413. Asfalto perfeito e boa sinalização de solo, porém, acostamentos precários ou inexistentes. À direita, o Posto da Serra.

Tal como na GO 139, o asfalto está em boas condições e a sinalização de solo e de placas é boa e adequada. Pode-se dirigir sem preocupações nesse sentido. As paisagens são muito bonitas, com terras cultivadas a perder de vista, devido às muitas fazendas existentes na região. Os acostamentos também são precários, inexistentes em vários trechos, tomados que foram pelo matagal. Os governos projetam o recapeamento da pista, e se “esquecem” de idealizar bons acostamentos. Mais coisas do Brasil.
 
MG 223: É a continuação da MG 413 e que leva até Araguari. Sua extensão neste trecho é de aproximadamente 26 quilômetros até atingir Araguari (Foto 7), e suas condições são basicamente idênticas às da MG 413. Há um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual para caminhões e ônibus, localizado a 6 quilômetros de Araguari e logo após um posto de abastecimento do lado esquerdo da rodovia.
 
 
Foto 7 - Chegada a Araguari pela MG 223.

Conclusão: Nas três rodovias não há cobrança de pedágios, e não encontrei nenhuma fiscalização fora das bases operacionais. A velocidade máxima permitida é de 80 km/h, mas em alguns trechos esse limite é reduzido. São rodovias com longos trechos em reta, alguns aclives e declives e terceira faixa na MG 413, que possui uma pequena serra. Quando passei pelas rodovias o tráfego de caminhões era reduzido, o que sempre é um bom sinal, pois aumenta a tranquilidade do viajante. Tome cuidado na chegada a Araguari pela MG 223, pois há um radar (50 km/h) próximo ao posto de fiscalização da Polícia Rodoviária. Nas três rodovias o sinal de celular (Vivo) é muito bom.
 
Evite dirigir à noite, vá com atenção e sem receio, obedeça aos limites de velocidade, aprecie as lindas paisagens que elas lhe oferecem e boa viagem.
 
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