Nhamundá ontem, hoje e aguardando um futuro melhor

Nhamundá é um município brasileiro do estado do Amazonas. Sua população estimada em 2004 era de 16.352 habitantes.

As origens da sede municipal remontam ao início das penetrações do rio Nhamundá, ocorrido nas primeiras décadas do século XVII, os índios foram os primeiros habitantes - Uabuís, Cunuris e Guaicaris, com aldeia denominada Faro. Em 1758 ocorre sua elevação à vila. Na divisão administrativa do Brasil de 1911, aparece como integrante do Município de Parintins, volta a dispor de um outro distrito, além da sede, o de ilha das cotias. Em 19.12.1955, pela Lei Estadual no. 96, o Distrito de Ilha das Cotias é desmembrado de Parintins e passa a constituir o município autônomo de Nhamundá. Em 31.01.1956 instala-se o novo município.

O Município de Nhamundá está localizado na zona fisiográfica do Baixo Amazonas, limitando com os Municípios de Parintins e Urucará no Amazonas, com o Estado de Roraima (Norte) e com os Municípios de Fáro e Terra Santa do Estado do Pará. Distância da Capital 375 KM, em linha reta, e cerca de 577 KM por via fluvial. Sua altitude é de 50 M acima do nível do mar. Até 1950 Nhamundá pertencia ao município de Parintins Amazonas e a partir desta data foi criado o distrito da Ilha das Cotias, que em 1950 passou a constituir o Município de Nhamundá.

Posteriormente o nome do Município que era ilha das cotias foi mudado para Ilha Afonso de Carvalho e hoje seu nome é Nhamundá.

O lugar é parasidíaco pois fica exatamente no meio do rio Nhamundá e pode se avistar a cidade de Faro no Estado do Pará.

Nossa cultura: o artesanato é riquíssimo contudo no momento há pouco investimento e os poucos artesões não contam com o apoio do poder publico,e falta incentivos no setor.

Nossa culinária é riquíssima, Nhamundá conta com uma feira de produtores rurais na qual se pode encontrar praticamente de tudo na área de alimentos regionais. Nosso pescado é de primeira qualidade os poucos restaurantes que há na cidade servem em primeira mão o tucunaré prato típico de nossa cidade.

Nhamundá conta alguns hotéis que servem os turistas, dentre esses temos o Hotel sol da praia que fica próximo a praia da liberdade local preferido dos turistas. Há ainda outros hotéis um deles fica na rua principal hotel Futurama, localizado enfrente a agencia do Bradesco.

PRAIA DA LIBERDADE: Lugar preferido pelos turistas, uma praia encatadora; onde ocorre a maior festa regional denominada festa do tucunaré.

Nhamundá conta também com duas ilhas: ilha do papagaio é uma ilha realmente encantadora onde se pode tomar banho o ano inteiro, já a ilha do chiquini so é possível a pratica do banho durante a vazante, isso porque durante a cheia ela praticamente desaparece.

ILHA DO CHIQUINI: uma ilha que se pode desfrutar de seus encantos durante a vazante, isso porque quando chega a época das chuvas ela desaparece quase que por completo; tornando se imprópria para o banho.

ILHA DO PAPAGAIO:essa é uma ilha singular, pois mesmo nas cheias se pode desfrutar do local para um passeio e até mesmo banhar-se.

Esta é a cidade de Nhamundá lugar tranquilo, lindo, hospitaleiro que espera por você.