?id=862335&maxw=400&maxh=533&bgcolor=transparent
 
 

 

Casa enxaimel - 

 

O enxaimel,
ou Fachwerk (originário de "Fach") é a denominação dada pelos antigos ao espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros.


Em outras palavras, enxaimel é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos.

Portanto, conforme citamos ontem, se uma prefeitura incentivar o estilo enxaimel, não seria pelo telhado, mas pelo estilo da construção.


No Wikipédia, maior dicionário on line do mundo, o estilo enxaimel é destacado em nosso Estado e em Santa Catarina.

?type=photo&id=862330&maxw=520&maxh=1024

O que é o Enxaimel?

        O Enxaimel é uma antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa.

A origem desta técnica é ainda muito discutida, chegam a afirmar da Itália, outros da Turquia e há milhares de anos.

Também pelo fato de existir em várias regiões da Europa (até na Inglaterra) afirmam que não é possível determinar sua exata origem.

O que é mais aceito entre os especialistas e construtores e que hoje está devidamente comprovado,  é que o enxaimel assim como o conhecemos tem origem na região da atual Alemanha durante a idade média.

 É considerado a partir do momento que as casas deixaram de usar estacas enterradas no solo e passaram a usar fundamento de pedra ou alvenaria.

Esta inclusive, foi influenciada pela ocupação romana na antiga Germania.

A partir deste momento, as casas passaram a durar gerações e evoluir tecnicamente incluindo vários elementos estruturais e culturais.

O fato é que na Alemanha está o maior número destas casas, cerca de 2 milhões de exemplares, possuí as mais antigas com até 800 anos e vários países onde o Enxaimel está presente eram países que foram em algum período de sua história ocupados por povos germânicos.

Também é na Alemanha que a técnica foi mais desenvolvida. Normas foram documentadas, profissionais formados, ferramentas específicas desenvolvidas e inclusive as casas são construídas ainda nos dias de hoje.

Em Santa Catarina, há diversas casas que foram e ainda são construídas em diversas cidades e em especial aquelas que preservam ou são resultado da imigração e cultura germânica.

Em Joinville, na Estrada do Piraí, há diversas casas em estilo enxaimel, todas centenárias.


?type=photo&id=718469&maxw=520&maxh=1024

?type=photo&id=713775&maxw=520&maxh=1024

Photo: Chácara da Oma - Joinville - SC - 2012

?type=photo&id=860735&maxw=520&maxh=1024
Photo da Chácara da Oma - Casa enxaimel centenária - 2013

?type=photo&id=97778&maxw=520&maxh=1024

1988 -  Chácara da Oma - Joinville - SC