RODOVIA BR-491
 
De Mococa/SP até a BR-381 – Fernão Dias
 
 
Mapa ilustrativo do trajeto percorrido até a BR-381.
Algumas das cidades por onde passa a rodovia não são mostradas no mapa do Google: Guaranésia, Monte Belo e Fama
 
Todas as fotos que ilustram este artigo são de Arnaldo Agria Huss
 
 
Foto 1 – Marco da BR-491 em Areado.
 
1. INTRODUÇÃO

Como mostrado no mapa, este roteiro começa no trevo da cidade de Mococa/SP e vai até o final da rodovia, no entroncamento com a Fernão Dias (Três Corações). O trecho de aproximadamente 50 quilômetros da BR-491 que vai da MG-050 (São Sebastião do Paraíso) até o trevo entre Arceburgo e Guaranésia não foi percorrido nesta viagem. A narrativa é feita no sentido Mococa à BR-381.
 
A rodovia BR-491 situa-se em Minas Gerais, tendo uma extensão total de 264 quilômetros. Seu início é no entroncamento com a MG-050, terminando na BR-381 (Fernão Dias), próximo a Três Corações. Ao longo do seu traçado passa, sequencialmente, por Itamogi, Monte Santo de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia (capital da lingerie – 10 km), Muzambinho, Monte Belo, Areado (terra do biscoito), Alfenas, Fama, Paraguaçu, Elói Mendes e Varginha. Faz parte dos circuitos turísticos “Montanhas Cafeeiras de Minas” e “Vale Verde e Quedas D’Água”. Fica na região sul e sudoeste de Minas Gerais.
 
2. DESCRIÇÃO

O trecho analisado tem a extensão de 237 quilômetros em pista simples, é todo pavimentado e está em muito boas condições de tráfego. No perímetro urbano de Varginha é em pista dupla. As faixas de solo estão bem conservadas e as placas de sinalização são adequadas, principalmente aquelas que indicam os pontos críticos da rodovia e a localização geográfica das cidades por onde passa.
 
 
 
Foto 2 – Placa indicativa de distâncias.
 
Os acostamentos são asfaltados e em diversos trechos da rodovia existe a terceira faixa nos longos aclives, o que traz mais segurança para as ultrapassagens, haja vista que a BR-491 possui um tráfego regular de caminhões e carretas. Nesses locais, porém, os acostamentos foram suprimidos fazendo com que não se tenha onde parar no caso de uma avaria no veículo ou simplesmente uma troca de pneu. A não ser que se leve o veículo até o acostamento da mão contrária, o que pode ser perigoso. Após o município de Areado a rodovia fica com o pavimento ainda melhor, assim como a pintura das faixas demarcatórias de solo, permanecendo assim até o seu final.
 
 
 
Foto 3 – Vista da BR-491. Note a ausência de acostamento onde existe terceira faixa (lado esquerdo). Trecho entre Paraguaçu e Elói Mendes.
 
A BR-491 registra um elevado número de acidentes, segundo informam os moradores das regiões por onde ela passa. Recentemente houve um acidente com três vítimas fatais nas proximidades do município de Fama, justamente em local onde a rodovia é perfeita. Imprudências levam a isso.
 
3. APOIOS
 
3.1 Alimentação
Em termos de alimentação, a BR-491 oferece bastante variedade e bons restaurantes, principalmente próximo às cidades. O lugar onde almocei fica entre Fama e Paraguaçu, na pista sentido BR-381, nas proximidades do km 191 (há placa indicativa). Chama-se Chão Mineiro; o lugar é bem agradável e a comida estilo self-service muito boa, ao custo de R$ 14,00 por pessoa (novembro de 2013). Próximo ao restaurante passa o rio Machado que alcança a Represa de Furnas.
 

 
Foto 4 – Restaurante Chão Mineiro.
 
 
 
Foto 5 – Vista interna do restaurante. Também há mesas na varanda dos fundos.
 
 
 
Foto 6 – Bonita vista do rio Machado (do restaurante).
 
 
3.2 Postos de combustível
Também não é problema, pois eles estão presentes em toda a extensão da rodovia, mesmo longe das cidades – alguns possuem borracharia.
 
3.3 Telefonia celular
Nos pontos onde fiz testes, o sinal foi positivo (operadora Vivo) e ao longo da rodovia existem placas da Claro informando seus locais de cobertura.

3.4 Posto da Polícia Rodoviária Federal
Há apenas um posto da PRF, que fica logo após a passagem pela cidade de Alfenas (margem esquerda). Fora esse posto não vi nenhuma fiscalização ao longo de todo o trajeto. Em vista disso, tal como em outras rodovias do país, a irresponsabilidade e os abusos por parte dos motoristas são cada vez mais constantes.
 
3.5 Pedágios
Não há nenhum posto de pedágio.
 
3.6 Radares
Em Elói Mendes e Varginha existem radares que registram a velocidade.
 
3.7 Restrições
Na ponte do km 213 há restrições para cargas acima de 70 toneladas. Caminhoneiros, Informem-se antes.
 
 

Foto 7 – Ponte no km 213 com restrição ao peso das cargas.
 
 
4. O PIOR TRECHO
Sem dúvida, são os 21 quilômetros entre Varginha e a BR-381. Aí a BR-491 é composta de uma curva atrás da outra, sem pontos seguros de ultrapassagem e onde ocorrem muitos acidentes, a maioria por imprudência, uma vez que o trecho é muito bem sinalizado. Existe terceira faixa, mas em poucos pontos. Além disso, é o trecho de maior movimento da rodovia, sempre com a presença de veículos pesados. Tenha calma e vá com cuidado.
 
5. FURNAS
O Lago de Furnas é considerado o “mar de Minas Gerais”. Pode-se ver os vários lagos formados pelas águas de Furnas, principalmente entre Alfenas e Paraguaçu, sendo que na cidade de Fama fica o grande lago propriamente dito. Não fui conhecer, mas me garantiram que é um passeio que vale a pena ser feito, nem que seja de passagem. Fica a dica.
 
6. COMENTÁRIO
A BR-491 me surpreendeu, pois não esperava encontrá-la em tão boas condições. Conversando com moradores, fui informado que ela foi totalmente recapeada há mais ou menos cinco anos atrás, pois era impossível trafegar por ali. Mas o asfalto colocado na ocasião era do tipo liso, o que causava  acidentes, situação que foi modificada em 2012 com a aplicação de um asfalto mais poroso. Não foi em toda a sua extensão essa colocação de asfalto poroso, mas pelo que observei, deve ter sido de Areado em diante, sentido BR-381, onde o pavimento é perfeito.
 
7. CONCLUSÃO
Considero a BR-491 uma rodovia segura para todos os tipos de veículos, inclusive motos, mesmo tendo muitas curvas em toda a sua extensão.
Nessa rodovia até que não vi tantos abusos, e os caminhoneiros chegaram até a ser gentis em algumas situações. Mesmo assim, todo o cuidado é pouco.
Demorei 4 horas e 15 minutos para percorrer o trecho de Mococa à Fernão Dias, considerando uma hora parada para o almoço. Sem paradas e mantendo a velocidade de cruzeiro da rodovia é possível fazer o percurso em aproximadamente três horas corridas.
Na BR-491 podemos ir em frente sem susto, apreciando também as exuberantes paisagens que ela nos proporciona a cada curva.
Boa viagem!
 
 
NOTA: A rodovia MG-050, também conhecida como Newton Penido, tem aproximadamente 406 km de extensão e liga Belo Horizonte a São Sebastião do Paraiso, onde tem início a BR-491. Após a divisa de estados MG/SP, tem início a SP-351 que vai até o município de Batatais/SP, que fica às margens da SP-334.
 
 
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