UM PASSEIO INESQUECÍVEL



PASSEIO DE TREM CURITIBA – MORRETES - PARANAGUÁ
 


A ferrovia Curitiba até Paranaguá foi uma genialidade da engenharia nacional do século 19 (sua construção era considerada impossível pelas dificuldades conforme engenheiros europeus da época.

Mas os engenheiros brasileiros mostraram toda sua capacidade e construíram –na.

Ao longo de seus 110 km, paisagens exuberantes, precipícios amedrontadores, visões divinais da bela serra Curitiba – Morretes – Paranaguá.

O objetivo da construção era imprescindível para ligar o porto de Paranaguá ao interior para que desse vazão a produção de grãos dos Estados, principalmente o soja e o milho.

É uma das mais conhecidas e  belas viagens de trem do Brasil, em uma ferrovia dentro da reserva ecológica da Serra do Mar.

Atualmente é uma das mais famosas e belas viagens de trem do Brasil, em uma ferrovia dentro da reserva ecológica da Serra do Mar.

Vale a pena conferir:o trajeto passa pelos seguintes locais: Represa Caiguava, Túnel Roça Nova, Represa do Rio Ipiranga , Santuário do Cadeado e os que mais se destacam são a Ponte São João, com 55 metros de altura, da onde se têm uma vista sensacional de toda a região de Paranaguá e Morretes e o Viaduto do Carvalho, onde a passagem por esse trecho provoca a sensação de estar voando, pois o abismo é bem alto (Curitiba 900 metros ao nível do mar).

  O trem sai diariamente da estação  na região central de Curitiba – Rodoferroviária  às 08h15min da manhã.

Quando o trem vai se aproximando das principais atrações um guia em determinados vagões, começa a explicar sobre tudo que envolve o passeio (natureza, estrada, história). Como a descida é bem lenta você não perde nenhuma paisagem e consegue fotografar tudo. Dicas: procure fazer o passeio em dias de sol que são mais comuns no inverno e sentar do lado esquerdo do trem.


Divirtam-se.