MIGUEL PEREIRA E SUAS FAZENDAS HISTÓRICAS
 

Visitar Miguel Pereira é sentir-se fazendo uma volta ao passado. As fazendas centenárias e cidadezinhas em estilo colonial fazem com que voltemos ao tempo, revivendo a história.
 
Dirigindo-se à região de Miguel Pereira, onde as colinas arredondadas ainda têm as marcas da plantação do “ouro negro”, o café, o visitante descansa no tempo. No ritmo lento das estradas de terra batida, que fazem aumentar a distância, nos ajuda a aproveitar a paisagem, a aprender um pouco mais de história e a respirar o ar puro do interior.
 
A pouco mais de uma hora da cidade do Rio, o Vale do Café é uma boa pedida para descansar o corpo e a alma dos estresses do trânsito e do cotidiano da cidade grande. Cada lugar, cada fazenda guarda em seus cômodos um passado que revela a História do Brasil, assim como nas cicatrizes da terra. 
 
Uma delas é a Fazenda Santa Cecília. Anterior ao ciclo do café, a fazenda foi construída em 1770 em estilo colonial, sendo a segunda sede da Fazenda da Piedade. No apogeu do Ciclo do Café, por volta 1840, seu proprietário, o Barão de Paty de Alferes, herdeiro dos construtores, realizou uma reforma alterando seu estilo para o neoclássico. Localizada no Distrito de Vera Cruz, município de Miguel Pereira, possui em seus jardins uma capela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com um painel dedicado à Santa Cecília. 
 
Na antiga Fazenda havia senzala, moinho de cana-de-açúcar e espaço para a secagem de café. Entre as reformas feitas ao longo dos anos, as pedras de secagem foram aproveitadas para fazer o caminho até a piscina. A casa principal, com 23 quartos, já funcionou como pousada e cenário da novela Paraíso, da TV Globo. A Fazenda também possui açude para pescaria, horta orgânica, parquinho infantil, rio e cachoeiras, além de passeios a cavalo, curral, salão de jogos com bilhar e mesa de carteado, sala de leitura e restaurante, com pratos da culinária regional mineira, doces e queijos produzidos na Fazenda. 
 
Um antigo proprietário, Inácio de Souza Werneck, teve 12 filhos e por isto mandou plantar 12 palmeiras imperiais na entrada principal da Fazenda, as quais até hoje nos recepcionam.
 
Um ótimo lugar para visitar.
 
Fotos: Luiz Martins (Dir. Jornal Impacto)
 
Fazenda Santa Cecília: Estrada do Tijipió, 656 distrito de Vera Cruz, Miguel Pereira. CEP: 26900-000 - Tel. (24) 2484-8283.
e-mail: faz.santacecilia@uol.com.br

Saibam mais aqui!

http://www.estudiomusitec.com.br/impactonline/fazendashistoricas.htm
 
 
Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 12/08/2015
Reeditado em 12/08/2015
Código do texto: T5344286
Classificação de conteúdo: seguro