BURACO DO VENTO TUCANO - BAHIA

O BURACO DO VENTO É UM LOCAL QUE LOCALIZA-SE NA ESTRADA QUE LIGA O MUNICÍPIO DE TUCANO A RIBEIRA DO POMBAL NA BAHIA. FICA A SETE QUILÔMETROS DO POVOADO DE CALDAS DO JORRO - UMA ESTÂNCIA HIDROMINERAL EM PLENA CAATINGA, O LUGAR DAS ÁGUAS QUENTES E MEDICINAIS, DOS ARTESANATOS E DO BODE ASSADO MAIS GOSTOSO E FAMOSO DO NORDESTE.

Há um lugar lindo,panorama maravilhoso, diferente, exótico, sobrenatural e mágico chamado Buraco do Vento, em Tucano,situado em pleno Sertão de Canudos, Bahia, na famosa região conhecida como "Polígono das Secas", bem dentro da caatinga, um ecossistema único encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas e muitas dessas plantas apresentam espinhos, como os cactos de diversos tipos.A caatinga é linda e intrigante

O Buraco do Vento é um local ermo e muito bonito, uma paisagem estupenda, muito surreal. É de uma boniteza mística, lunar e extasiante, o que o torna atraente, misterioso e fascinante. Realmente, esse lugar é de uma beleza paradisíaca, rude e crua.

O Buraco do Vento na verdade é uma área formada por cavernas, devido a uma erosão pluvial, composta por estalactites. Esse lugar é uma grande depressão. Uma enorme cratera no meio da paisagem do sertão. É uma espécie de escavação natural gigantesca, de proporções incríveis no meio da terra.

O local é muito bonito, uma paisagem muito INTRIGANTE, mas de uma beleza mística extasiante, vertiginosa. Lá na parte alta do buraco, tem-se a sensação de que se pode cair naquele grande precipício sem fundo, onde o vento canta enquanto o esculpe rochas as ao longo das eras.

Quando se olha para a imensa paisagem que se estende ao longo desse local, o que se vê são estruturas rochosas naturais. Uma linda e grandiosa paisagem, um "canyon" em pleno sertão baiano. De perto é muito lindo... a beleza rude da caatinga...a erosão... o precipício e os ventos entrando naqueles buracos, todos eles de Zéfiro a Bóreas.

O BURACO DO VENTO é espetacular e há muitos mistérios a respeito dele, tais como: lendas e histórias verdadeiras também. Uma das história mais sombrias desse buraco é que comenta-se que o mesmo - por acharem que por ser um buraco sem fim, diversos crimes que ocorreram no passado - dizem os mais velhos, que os corpos eram jogados lá para nunca mais serem encontrados. Pessoas, condenadas por vários crimes no Estado da Bahia e em outros estados vizinhos como Pernambuco e Sergipe, também eram jogadas lá pela polícia. Quando a família ia visitar seus presos os policiais diziam para os familiares que eles haviam fugido - isso é o que dizem...

Só sei que o Buraco do Vento é um lugar lindo e que nos dá uma sensação de extrema solidão, misturada com um infinito êxtase diante de tanta grandeza e História, sim Conselheiro e Lampião andaram por lá, fizeram História naquelas bandas sem fim da caatinga. ...

Como já disse, o lugar é de uma beleza selvagem, primitiva, agreste, rude, vertiginosa e mística... na verdade esse grande precipício fascina e encanta a todos devido a sua enorme beleza e grandiosidade... lá o vento canta,uiva, ouvimos sua voz potente a todo instante...parece a morada dos ventos... há muitos outros sons por ali, há os sons das aves da caatinga, das cobras, dos catendes, teiús, tatus, pebas, insetos mil, cabras, bodes,o calango, cascavel, carcará, aranhas grandes e pequenas, sapos cururus e diversos animais desse ecossistema .

Ah, lá também pode se ouvir as vozes dos seres encantados que vivem por lá na caatinga e embaixo da terra quente... lugar das “caiporas”...dos lobisomens... das almas penadas dos catingueiros mortos pelo Exército durante a Guerra de Canudos...vozes dos índios que habitavam nesta parte do sertão... dos escravos que viviam nos quilombos, que eram muitos na região...seres intraterrenos...ouve-se o som das águas, dos lençóis freáticos que correm quentes por baixo da terra seca até brotarem de forma escaldante de dentro terra a poucos quilômetros dali, nas estâncias de Caldas do Jorro e Jorrinho.

É assim o Buraco do Vento, o local dos ventos uivantes, onde o vento tem voz e canta para nós escutarmos. Vale a pena conhecê-lo, desbravá-lo, sentir sua grandiosidade e apreciar sua beleza fascinante, emblemática, única e quase inexplorável!É um lugar encantado de verdade, daqueles que parecem ter saído das histórias infantis.

Carla Neumann

Carla Neumann
Enviado por Carla Neumann em 04/07/2019
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T6687894
Classificação de conteúdo: seguro