Álter do Chão - I

INTRODUÇÃO

Para discorrer sobre Álter do Chão, faz-se necessária ideia de sua localização no Brasil, onde, em sua região Norte, encontramos o estado do Pará.

Para o Pará, o Amazonas é um dos mais importantes rios. Rio Amazonas com muitos afluentes, um deles, afluente da margem direita, o rio Tapajós é conhecido pelo contraste de suas águas claras, ora azuladas, ora esverdeadas, com as barrentas do Amazonas.

Como o artigo ficaria muito extenso, dividiu-se em outros cinco: este primeiro apenas apresentará Álter do Chão e o identificará geograficamente e na estrutura politico-administrativa do estado do Pará.

TAPAJÓS AFLUENTE DO AMAZONAS

O rio Amazonas é caracterizado por extensas áreas de mata, que ficam inundadas a cada estação chuvosa. Todo ano, o rio Amazonas sobe mais de nove metros, inundando as florestas circundantes, conhecida como várzeas.

Na estação seca, em média, 110 000 km² de terra são descobertos de água, enquanto que na estação das chuvas a área inundada da Bacia Amazônica chega a 350 000 km². Somente para dar noção de grandeza, a área de Portugal é aproximadamente 93.000 km².

As águas de seus afluentes seguem esses ciclos característicos: o período das cheias, e o das secas, ou da vazante dos rios.

Esse fenômeno da natureza, quando na vazante dos rios, é responsável pelo aparecimento de inúmeras praias fluviais que brotam na região amazônica, revelando grandes extensões de areia branca e macia, bem como desvelando rica vegetação.

O Rio Tapajós é um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas. Deságua no Amazonas na altura do município de Santarém, Pará.

No período de verão, com a redução no volume de água, o Tapajós revela quase 100 quilômetros de praias. Na sua foz, em frente à cidade de Santarém, proporciona o encontro de suas águas claras com as barrentas do Amazonas, sem misturar-se.

SANTARÉM

Os estados constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do Brasil e são subdivididos em municípios. Dentre os 26 estados brasileiros, o estado do Pará, subdividido em 144 municípios.

Santarém é um desses 144 municípios paraenses. É o terceiro mais populoso município do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua e sedia a Região Metropolitana, segundo maior aglomerado urbano do Pará. É o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará.

É uma das cidades mais antigas da região, fundada em 22 de junho de 1661. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Equidistante cerca de 800 km das capitais do Pará, Belém e de seu estado vizinho, Amazonas, Manaus.

O município de Santarém, conhecido como "Pérola do Tapajós", divide-se, administrativamente, em Distritos, Zonas Distritais e Bairros.

ALTER DO CHÃO

O QUE É

Álter do Chão é um dos distritos administrativos de Santarém. Típico vilarejo amazônico, com cerca de sete mil habitantes.

Para entender a razão de seu nome basta lembrar que foram os portugueses colonizadores que batizaram muitos dos povoamentos, que surgiram naquela época. Nada mais simples do que batizar com nome de localidade da terra, no caso vila portuguesa de Álter Chão da região do Alentejo.

Destaca-se no cenário turístico, inclusive no internacional, por suas formações geográficas e hidrográficas de beleza ímpar. Banhado pelo rio Tapajós e pelo lago Verde, com praias com areias claras e águas cristalinas que mudam de cor ao longo do dia, ora esverdeadas, ora azuladas.

É o principal ponto turístico de Santarém, pois a mais bonita praia de água doce do mundo, segundo o jornal inglês The Guardian, encontra-se em Álter do Chão.

O jornal inglês The Guardian publicou lista com as 10 melhores praias do Brasil. No meio de tantas maravilhas espalhadas por cerca de 8 mil quilômetros de litoral, a praia fluvial de Álter do Chão ficou em primeiro lugar.

Provavelmente, daí e pelo grande interesse de turistas estrangeiros, que por lá ficam ao largo em luxuosos navios, decorre seu apelido: “Caribe Brasileiro”.

OBSERVAÇÃO

Cabe salientar que os artigos visam ao público nacional e internacional que deseja visitar Álter do Chão.

No próximo artigo, sobre Álter do Chão, abordaremos: localização; acesso; um pouco de sua história; e serviços básicos oferecidos.

FONTES

portalamazonia.com.br;

pt.wikipedia.org; e

viagem.catracalivre.com.br

Endereços Pertinentes

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6951711 (Álter do Chão -II)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6965297 (Álter d Chão -III)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6958543 (Álter d Chão -IV)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6972109 (Álter do Chão -V)

J Coelho
Enviado por J Coelho em 14/04/2020
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6916574
Classificação de conteúdo: seguro