SERÁ QUE VALE A PENA IR A MARTE??? MANDE O STF PRÁ LÁ!!!

Uma breve história (e algumas previsões) da conquista de Marte

Ilustração baseada em fotos que mostra Valles Marineris, o cânion gigante - talvez o maior do Sistema Solar - descoberto em Marte ainda nos anos 70. São mais de 3000 km de comprimento e 8 km de profundidade. Explorar o planeta é fundamental para saber se há ou já houve vida lá. E pensar em como isso pode ajudar a Terra.

Desde que os humanos começaram a olhar para o espaço, um ponto brilhante e avermelhado chamou a atenção. Quando começamos a sair de nossa própria atmosfera nos aventurando pelo universo, ele foi se tornando um destino ainda mais ousado e atraente do que a Lua. Hoje, o grande sonho tecnológico e civilizatório da humanidade é chegar, explorar e colonizar Marte, nosso planeta vizinho e vermelho.

Foi na década de 1960 que os humanos começaram a descobrir o que Marte pode nos ensinar sobre como os planetas crescem e evoluem. A possibilidade de que já tenha existido vida inteligente lá fascina toda a ciência. Até agora, contudo, o que sabemos sobre isso vem de máquinas e expedições não tripuladas. A última leva de missões com destino ao planeta chegou lá no começo de 2021, com o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, da NASA, e as sondas Hope, dos Emirados Árabes Unidos, e Tianwen-1, da China.

Essas viagens servem para alimentar o objetivo de diferentes agências espaciais (e algumas iniciativas individuais) de levar humanos a Marte até 2030. Várias novas missões serão lançadas antes disso para impulsionar a exploração. Mas para que servem essas expedições? Será possível um dia colonizar o planeta? Quando? E por que Marte, afinal? Vejamos.

Por que Marte?

O consenso entre cientistas atualmente é que tudo o que aprendemos sobre Marte ao longo dos últimos anos sugere que o planeta já foi capaz de hospedar ecossistemas - e que parte disso pode ter sobrevivido. Nesse caso, o planeta seria uma incubadora de vida microbiana esperando apenas que algo aconteça para voltar a funcionar. E a ideia é descobrir como fazer isso.

Membros da equipe responsável pelo rover Perseverance assistem às primeiras imagens recebidas depois do veículo pousar em Marte, em 18 de fevereiro de 2021. O principal objetivo da missão é buscar sinais de vida micróbica antiga. O rover ainda vai analisar a geologia e o clima do planeta pavimentando o caminho para a exploração humana.

Marte é o quarto astro girando em torno do Sol, logo depois da Terra. Tem praticamente a metade do nosso tamanho, com 38% de nossa gravidade. Gira em torno de seu próprio eixo com a quase a mesma velocidade, embora leve mais tempo do que a Terra para completar uma órbita completa ao redor do Sol. É por isso que um dia em Marte dura só 40 minutos a mais do que um dia terrestre, mas um ano marciano tem 687 dias.

Apesar desse tamanho menor, a área habitável do planeta é equivalente à da Terra. O problema é que Marte está envolto em uma fina atmosfera de dióxido de carbono e não pode suportar formas de vida terrestres. Além disso, há metano no ar, o solo é meio tóxico e, embora a água exista, ela está presa em calotas polares geladas (e talvez enterrada abaixo da superfície).

Nota do divulgador:- Você seria capaz de se oferecer para ser o primeiro terrestre a ir colonizar Marte???? Que tal mandar os 11 do STF para Marte... com certeza não nos fará falta!!!! kkkkkkkkkkkk