Costa da Caparica

Em um final de semana ensolarado, fomos em família passear na Costa da Caparica. É habitual irmos no verão a esta praia que sempre nos surpreende positivamente.

É uma praia muito perto de Lisboa e pertence ao município de Almada. Atravessamos a Ponte 25 de abril e logo chegamos na Costa da Caparica. Pode-se ir de carro, moto ou utilizar um transporte que se chama por aplicativo , como o Uber ou o Bolt; quem pretender um passeio mais pitoresco pode ir de barco , atravessando o Rio Tejo até Cacilhas e depois pegar um ônibus ou um táxi ou um Uber até à praia.

A Costa da Caparica é um local com um imenso número de brasileiros pois fica junto à praia e muito perto de Lisboa ; muitos brasileiros moram na Costa da Caparica e trabalham em Lisboa , demorando a deslocação , pela Ponte 25 de Abril , cerca de 20 minutos de carro ou moto. Talvez por isso , a Costa da Caparica seja a freguesia ou localidade de Portugal com maior percentagem de brasileiros.

Nota-se nas ruas, nos restaurantes, a cultura latina que já faz parte do cotidiano da Praia.

No dia 2 de fevereiro ou na passagem do ano encontramos na praia barquinhos com oferendas a Yemanjá ; por vezes , também há rodas de capoeira na praia , aos sábados de manhã . Podem ainda ver-se muitos surfistas pois as ondas da Costa da Caparica são ótimas para a prática do surf . Também o Jiu Jitsu Brasileiro já conta com muitos adeptos e escolas , como a Escola “ Gracie Barra Costa da Caparica “ .

Na gastronomia, são vários os restaurantes disponíveis , para todos os paladares e com cozinha de diversos países , como a Grécia , Japão , China , etc. , além , naturalmente , dos portugueses , onde predominam os cardápios à base de peixe . Meu marido fez uma opção pela iguaria “chocos com tinta” que além de saudável é muito saborosa e eu não dispensei uma “sopa rica do mar”, na Marisqueira Atlântico, Avenida Humberto Delgado , junto à praia . Sem contar as melhores bolas de Berlim que já comi, no quiosque do “Ora Bolas”.

Enfim, a Costa é infinita em beleza e de uma natureza esplendorosa , especialmente quando os raios dourados do sol batem nas águas prateadas do mar ou circundam gaivotas que se refugiam em terra , anunciando tempestade no mar. Também o pôr do sol é tão belo que só perde para o pôr do sol de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

 

 

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 24/04/2022
Reeditado em 14/05/2022
Código do texto: T7502101
Classificação de conteúdo: seguro