Fazenda Roberto Marinho ou Ponta dos Cardeiros: o paraíso é ali

A Fazenda Roberto Marinho, que pertenceu ao falecido dono da Rede Globo de Televisão e, atualmente, aos seus descendentes, é, na verdade, a “Fazenda dos Cardeiros ” ou, o que seria mais adequado afirmar, Ponta dos Cardeiros.

Mesmo o local desde o início do século XX ser chamado de “Fazenda” é, na verdade, uma espetacular ponta lagunar localizada no extremo esquerdo da Praia do Sudoeste de São Pedro da Aldeia, repleta de pequenas e lindas praias lacustres.

Essa linda ponta lagunar apresenta aspectos muitos semelhantes a outras famosas pontas da Laguna de Araruama, localizadas no município de Arraial do Cabo, como a Ponta da Massambada, a Ponta da Acaíra e a Ponta das Coroinhas. Esta última na Praia do Pneu. Inclusive, a Ponta dos Cardeiros ou, Fazenda Roberto Marinho, fica muito próxima à lindíssima Ponta da Massambaba, à sua frente. Ambas, infelizmente, pertencem à iniciativa privada desde o início do século XX, não podendo adentrar os locais. Só é permitido margear as suas inúmeras praias lacustres.

A entrada da área da fazenda da família Marinho é aberta a moradores e turistas, uma vez que a legislação determina acesso livre às praias brasileiras por serem bens públicos. Depois de atravessar uma guarita com seguranças, os visitantes fazem uma caminhada margeando a Laguna de Araruama, por fora da área privada, encontrando inúmeras praias: a principal tem uma extensa área de grama, na beira da lagoa, com várias churrasqueiras.

A Fazenda Roberto Marinho é ideal para quem pretende praticar trilhas de ecoturismo ou passar o dia inteiro com os amigos ou familiares num lugar paradisíaco contemplando a natureza. Quem for mais aventureiro pode passar pelas pedras e chegar às praias desertas da lagoa, onde a água é, surpreendentemente, limpa devido à distância da área urbana e pelo fato de que, nos últimos anos, tenha havido uma nítida melhoria na qualidade das águas da Laguna de Araruama.

Os nomes mais primitivos da localidade são, “Ponta Grossa” e “Fazenda dos Cardeiros”, esse segundo, advém de uma enorme quantidade de cactos (cardeiros ou mandacaru) que podem chegar até 5 metros de altura em nossa região.

Segundo o botânico Felipe Araújo:

“Compondo a família das cactáceas, o mandacaru também é conhecido pelo nome de cardeiro. Sua maior ocorrência se dá na região nordeste do país, onde seu nascimento de suas flores simboliza o “fim da seca” em áreas muito áridas. A planta chega a atingir cinco metros de altura e o tipo de mandacaru que não apresenta espinhos é utilizado para alimentar animais. Porém, a variedade mais comum é conhecida pela sua enorme quantidade de espinhos. Para utilizá-la na alimentação do gado é necessário cortar ou queimar a parte espinhosa. Outra característica marcante do cacto é sua alta resistência durante o longo período de seca que atinge a região”.

De acordo com o genealogista Carlos Vermelho, essa enorme ponta lagunar passou a pertencer à família Marinho em 1944. Foi comprada de Mário Salles, o procurador de Henrique Lage, o homem mais rico e poderoso do Brasil, dono de vasta quantidade de terras em vários Estados brasileiros, especialmente no sul do Brasil, em Cabo Frio e em toda a região do entorno da Laguna de Araruama.

Carlos Vermelho, com base documental, afirma o seguinte:

"Esta área pertencia ao industrial Henrique Lage. Foi adquirida pela família Marinho após 1944, exatamente pelas mãos de Mário Salles, a venda se deu através da compra de uma junção de 14 matrículas imobiliárias registradas no Cartório do Primeiro Ofício de São Pedro da Aldeia. Mário Salles possuía procuração de Henrique Lage e se utilizou dela, mesmo após sua morte em 1941, para negociar propriedades que nem chegaram a fazer parte do inventário. Toda esta localidade peninsular era chamada Ponta Grossa. A parte desta fazenda era chamada Ponta dos Cardeiros.

Henrique Lage adquiriu estas terras nos anos 30. A propriedade era composta por 15 distintas matrículas, apenas 14 foram adquiridas por Roberto Marinho".

Em pesquisas realizadas por Achilles Pagalidis nos arquivos fotográficos da família Marinho, foram encontradas fotografias da modelo Elizabeth Pessoa, noiva do irmão caçula de Roberto Marinho, (Rogério Marinho), numa edição de revista de primeiro de junho de 1948, “numa magnífica propriedade em Cardeiros”, confirmando a posse da propriedade da família em meados de 1940.

Cabe ressaltar que os herdeiros de Roberto Marinho, quase nunca visitam a localidade. Os seguranças do local dizem que eles aparecem uma a duas vezes no ano, somente; não tem nenhum contato com a população ao seu entorno e são, extremamente, discretos.

Também deve ser ressaltado que, se essa área não fosse privada, pertencente aos Marinhos, poderia ser uma comunidade ou serviria a nefasta especulação imobiliária, que destruiria toda sua biodiversidade. É só lembrarmos do Morro do Atalaia, em Arraial do Cabo, que só está preservado e não favelizado por ser propriedade do saudoso Henrique Melman e de seus herdeiros, o que não aconteceu com os demais morros do município. Da mesma forma, que a supracitada Ponta da Massambaba, pelo mesmo motivo.

Conhecida por ser a mais afastada do Centro de São Pedro da Aldeia, a Ponta dos Cardeiros ou Fazenda Roberto Marinho, atrai um número bastante restrito de visitantes. Isso ocorre porque, além de afastada, esta ponta lacustre está localizada em terras particulares e apresenta difícil acesso.

Porém, quem se dá ao trabalho de chegar até a localidade, por trilhas ou de embarcações pela laguna, é, extremamente, recompensado: a Ponta dos Cardeiros é o local perfeito para contemplar a natureza, além de uma maravilhosa vista! As praias são cobertas por uma vegetação composta, principalmente, por cactos e flores. Uma curiosidade interessante é que a vista aérea da Ponta dos Cardeiros revela que esta ponta tem formato similar ao da cabeça de uma gaivota.

Para chegar à Fazenda Roberto Marinho o visitante deve percorrer toda a Estrada do Boqueirão, que corta os bairros Porto da Aldeia e Poço Fundo. Para quem for de ônibus, as linhas "Praia do Sudoeste" e "Baleia" são as indicadas. Chegando à Praia do Sudoeste, caminhe até seu extremo esquerdo e, ali, fica a entrada da localidade.

Notas:

1- Fazenda dos Cardeiros é tanto o nome primitivo de toda a localidade, antes de pertencer a família Marinho, como atualmente é o nome de uma parte da Fazenda Roberto Marinho, a esquerda da localidade. Necessário visualizar o mapa da localidade.

2- Cacto é o nome de um gênero de plantas da família das Cactáceas, que tem cerca de 80 gêneros e perto de 1.400 espécies. São plantas nativas das Américas e adaptadas à ambientes extremamente quentes e áridos (xerófita). Apresentam uma grande variação anatômica, podendo ter cerca de 15 metros de altura (gênero Pachy-cereus) ou apenas 2 cm. (gênero Blossfeldia). Não possuem folhas e sim espinhos. Algumas espécies produzem flores grandes e vistosas, que são alimentos de muitos animais.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 19/06/2022
Reeditado em 19/06/2022
Código do texto: T7541054
Classificação de conteúdo: seguro