A Ponta da Acaíra (Acahyra), Caeira ou Arubinha

A Ponta da Acaíra (também descrita em mapas como Acahyra) ou Ponta da Caeira é a denominação topônima original do lindíssimo esporão arenoso que se estende sobre as águas da Laguna de Araruama, na restinga de Massambaba.

Este nome Acaíra ou Acahyra vem do tupi: Aca (ponta, esporão) + ira (afastar, isolar) = ponta isolada, afastada.

Mas os moradores mais antigos da região de Figueira e Monte Alto, em Arraial do Cabo, a denominam de Ponta da Alcaíra, com a letra L após a letra A. E é assim que ela é chamada pela maioria absoluta das pessoas atualmente, por sites de turismo, pelo Google Maps e pela Wikipédia. Ela também foi apelidada de Arubinha pelos seus frequentadores, principalmente pelos kitesurfistas, por sua semelhança com a Ilha Aruba, no sul do Caribe, no Mar do Caribe.

Muitas pessoas confundem a Ponta da Acaíra com o famoso banco de areia da praia de Barra Grande, mais conhecido como “Caminho de Caminho de Moisés, que fica a 5km do centro de Maragogi e a 130 km de Maceió Um dos lugares mais lindos do Nordeste brasileiro.

Eu, e alguns historiadores como Pierre de Cristo, juntamente com outros especialistas em História do antigo Cabo Frio, que possuímos a preocupação de que a população preserve a denominação topônima original lutamos para retirar o nome Alcaíra dos sites de buscas da internet e que sejam inclusos os nomes verdadeiros da localidade Acaíra, Acahyra e/ou Caeira, que são as denominações que aparecem nas cartas topográficas, desde o final do século XIX.

O antigo morador de Figueira e salineiro há décadas, seu Rosano, disse-me, em entrevista, que o nome Ponta da Caeira deriva da antiga extração de conchas calcárias que a empresa estatal Álcalis utilizava para fazer produtos químicos como cal e barrilha.

Ela está localizada às margens da Laguna de Araruama, no Distrito de Figueira, em Arraial do Cabo. Possui uma paisagem incomum, num recanto muito desconhecido da maioria absoluta dos moradores da Região dos Lagos.

A Ponta da Acaíra também está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental da Massambaba, que foi criada pelo governo do Estado, através do Decreto 9.529 de dezembro de 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas; preservar inúmeros sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.

A Ponta da Acaíra parece um quebra-mar natural com vários “braços” adentrando a laguna. E o melhor, o visitante pode ir caminhando até a ponta, através de um banco de areia cercado de água em ambos os lados. Essa geografia extraordinária e incomum faz o local ser único.

Aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer essa incrível praia lacustre e praticamente intocada pelo ser humano, nunca irão se esquecer dos momentos desfrutados no local.

Este é um lugar que tem recebido muitos praticantes de esportes náuticos, especialmente o Kitesurf e o Windsurf. Normalmente, se veem dezenas de pipas de “Kite” nas águas na laguna.

Nota: Um quebra-mar ou talha-mar é uma estrutura costeira que tem por finalidade principal proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar.

Obs.: Artigo publicado no livro: Roteiro Ambiental e Patrimonial da Cidade de Cabo Frio, do historiador, filósofo e Gestor Ambiental, Acioli Junior. Ver menos

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 24/06/2022
Código do texto: T7544978
Classificação de conteúdo: seguro