AMIZADE

AMIZADE I

A amizade essa forma de relacionamento tão autenticamente humano, poderá estar sendo posto em perigo, nestes tempos chamados de modernos, quando se corre tanto na procura da realização de um determinado status.

Muitos são os fatores que podem concorrer para a perda de tão inestimável bem. Entre eles, e, a título de exemplo, podemos citar o declínio do espaço público, “ou a sua reconfiguração em bases tecnológicas”. À maneira que o homem é tolhido ou impedido de usufruir certos espaços, ou perde a convivência do trabalho em comum, fica mais pobre e desprotegido. Está se alienando gradativamente, ou deixando escapar ainda que inconscientemente, um bem inestimável que é a amizade.

E o que será melhor que a verdadeira amizade? Ter amigos é talvez a melhor fortuna com que os céus nos podem brindar, e, é claro que, a palavra amigo é algo muito abrangente, é “plus”. É talvez na procura por esse relacionamento que as pessoas inventaram clubes sociais, fazem festas, tudo um pretexto para um relacionamento interpessoal, ou a prática da amizade.

Nas pequenas cidades e em especial nas pequenas vilas e lugarejos, todas as pessoas se conhecem, e tem na prática da solidariedade um bem comum. O que já não acontece nas cidades de grande ou de médio porte. Até vizinhos da mesma rua, da mesma quadra que, se vêem diariamente, em sua maioria, mal se cumprimentam.

A Igreja em sua secular sabedoria percebeu que são de vital importância as pequenas comunidades religiosas, para um melhor relacionamento e a prática de um saudável convívio. É nesse ambiente quase familiar que melhor poderão alavancar as práticas à verdadeira amizade. Ainda assim há pessoas que resistem a deixar seu casulo de frieldade que torna o ser humano menos digno, mais triste e infeliz.

Os amigos - muitas das vezes são amigos que se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. As verdadeiras amizades criam entre si um sentimento forte de lealdade, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. A amizade é um sentimento difícil de explicar. Entre os amigos existe “ o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo═ amor de irmão.

Como já dizia o filósofo Leandro Coimbra, o homem é livre porque << a vida social lhe permitiu interpor entre a sensação e o ato a demora e a riqueza do pensamento. O homem não é uma inutilidade num mundo feito, mas obreiro de um mundo a fazer>>. E ninguém constrói um mundo melhor, sozinho. Portanto é fundamental a amizade entre o ser humano se é que realmente queremos um mundo melhor, sem divisões de raças, crenças, ou classes sociais.

A amizade é tão simples como isto: é respeito, é parceria, é muito, muito simples. Mas então porque tão difícil?...

Eduardo de Almeida Farias

e-mail:edumendo@gmail.com

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 26/05/2008
Código do texto: T1005830