Ansiedade

A ansiedade causa danos à saúde e qualidade de vida. Não usufruímos até mesmo de situações gratificantes devido à ansiedade. Ela nos limita e massacra.

Os diálogos internos tornam-se constantes em pessoas ansiosas. Sem dúvida, todo sistema de crença limitante é reforçado. Exemplo: “Não vai dar certo”. “Não é para você”.“Você não tem condições”... Na maioria das vezes, estas crenças possuem raízes na infância.Podemos transformá-las mudando a maneira de pensar, agir e sentir.

Precisamos romper com a crença padrão de querer estar no controle de tudo. Humanamente impossível!!! Lembre-se sempre da água, ela adquire a forma do espaço, molda-se conforme o ambiente. Siga o exemplo da água, moldando, adaptando e contornando. Embora com situações antagônicas irão existir sempre. Deixe “fluir”, sem perder a essência.

A ansiedade e a angústia caminham juntas. O corpo também irá sofrer as conseqüências destas emoções.

“A doença é o grito da alma agredida” (Peter Altemberg).

Nada mais verdadeiro, somatizamos o que não elaboramos, convertendo em tensões, dores de cabeça, batimentos cardíacos lentos ou acelerados.

Não só os acontecimentos negativos ou traumatizantes geram ansiedade. Uma viagem de férias, uma promoção, um novo relacionamento. Quando saímos da zona de conforto, perdemos o controle; o desconhecido sempre assusta. Afloram os diálogos internos pensamentos pessimistas, premonições negativas... O que poderia ser uma gratificação, acaba tornando-se um desconforto pela ansiedade e pensamentos obsessivos. Por exemplo: conhecemos uma pessoa interessante, lá pelo terceiro encontro ele não aparece ou não telefona. Começam os sofrimentos e as suposições negativas. Pois, no fundo não sentimos merecedores da felicidade ou acabamos revivendo situações do passado. Inconscientemente tomamos atitudes impulsivas, destrutivas, para acabar com a situação que está gerando sofrimento e ansiedade. Conseqüentemente acabamos “nos livrando” do que poderia ser uma situação gratificante.

Dicas para lidar com ansiedade:

1- Liberar os controles e desenvolver o desapego. Deixar, o passado no passado, com suas alegrias e sofrimentos. Desapegar-se da ansiedade do futuro, das ilusões e expectativas. Nunca conseguiremos controlar os pensamentos e atitudes de outras pessoas.Elas não irão agir conforme nossas expectativas. Então, aceite o fluxo da vida.

2- Tolerância à frustração. Saber dar a volta por cima. Tirar lições das frustrações. Mudar o foco não ficar direcionado na causa da ansiedade. Algumas situações não dependem do nosso querer.

3- Afaste-se pelos diálogos e situações negativas. Quando nos fortalecemos acabamos realizando nossas aspirações. Atraímos oportunidades e pessoas na mesma vibração. Pois a negatividade,a fofoca e a intriga são frutos da ignorância e da infelicidade. Está em nós aceitar esta vibração. Como conseqüência estaremos aceitando o sofrimento para nossa vida. Não sofra com a opinião dos outros!!!!!

4-Relaxe e respire. Relaxamento induzido, utilizando cores e imagens mentais. Use a criatividade. O Universo é fruto de pensamentos, palavras e ações; nosso Universo individual também é criada pelos pensamentos e palavras. Verbalize palavras positivas Visualize cores calmantes. E parta para ação.

.

5-Aprenda a silenciar. O silêncio vale ouro, treine... Respire, silencie ... Aprenda a meditar alguns minutos por dia, esvaziar a mente. No silêncio temos “insigths”, encontramos as respostas. O insigth nada mais é que o obvio. A ansiedade tem como pano de fundo o medo que nos afasta da auto- realização. Através da meditação controlamos as emoções e conseqüentemente nossas ações. Nos tornamos equilibrados.

Enfim aprenda a conviver com a insegurança. Não tente controlar tudo e a todos. Relaxe,respire,respire muito.... Lembre-se que ser feliz, não é ter um céu sempre azul. É conviver com as sombras, em paz, equilibrio e calma.

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 12/06/2008
Código do texto: T1030945