Aos Universitários - como fazer monografia

A monografia que também é conhecida como TCC – trabalho de Conclusão de Curso - torna-se, cada vez mais, o bicho papão dos universitários em fase de conclusão de curso.

Estou me dispondo a ajudar graduandos de qualquer área. Se você quiser minha contribuição gratuita, por favor, expresse sua dúvida em “comentário” que responderei prontamente.

Se possível, adiante o tema, cite o curso, a faculdade, o local e quanto tempo para escrever a monografia. Não garanto nota, nem aprovação. Garanto apenas orientação gratuita.

Sua pergunta e a minha resposta serão publicas aqui nesta página possibilitando que todos tenham acesso e possam se beneficiar.

Meu objetivo não é fazer ninguém tirar 10. É apenas orientar pessoas que, por ventura, sintam-se perdidas como eu me sentia na graduação. Na minha especialização, bem melhor orientado, me senti mais tranqüilo e produzi muito mais.

Convém parafrasear a filosofia que me norteava já na graduação. Preferia tirar a nota mínima e apresentar um trabalho próprio a tirar nota máxima com um trabalho comprado. Muito mais importante do que a nota é o aprender.

Porém, se a finalidade do leitor é exclusivamente nota, podemos conversar. Mas, prepare o bolso que não cobro barato. Ainda assim, apresento uma longa lista de restrições.

Antonio Jotta