ACREDITE EM VOCÊ

Acreditar, ter força de vontade, suar a camisa, ter objetivos, pensar no futuro, não desanimar, correr atrás, ter fé... se observarmos a relação entre tais palavras ou expressões são todas idênticas!

Um otimista acredita nele!

Uma empresa exige força de vontade! Pede para suar a camisa em nome dela e ter objetivos para galgar cargos mais elevados! E, pensando no futuro, pessoas não desanimam e lutam pela vida!

Uma organização religiosa pede para que se tenha fé! Sem fé nada acontece, se você não acreditar! E a perseverança — não desanimar, insistir, lutar, correr atrás — é o estímulo para seguir em frente e que as coisas irão acontecer!

Palavras diferentes com o mesmo sentido...

Porém, se observarmos atentamente nas entrelinhas de qualquer ensinamento se nós não fizermos a nossa parte, isto é, se não acreditarmos que alguma coisa irá acontecer e que seremos curados, protegidos, amparados e que tudo vai dar certo, nada feito! Na escola, então, nem se fala. Se um aluno (a) não fizer sua parte não adianta o mestre ser bom. O professor (a) possuidor de certa sabedoria e metodologia, ensina, ajuda e esclarece... e o aluno (a) faz sua parte assimilando e compreendendo o que lhe foi ensinado.

“Faça a sua parte que eu o ajudarei”...

“ Homem a tua fé te salvou”...

Até mesmo nosso grande e sábio Jesus Cristo — dentre outros — nos deixou um lindo legado, e nunca disse textualmente:

— Eu te salvei! (se alguém quiser conferir)

Portanto, salvo engano de minha parte, ninguém tem poderes para resolver nossos problemas se não acreditarmos ou deixarmos que a sugestão dada interfira em nossa mente e assim detone todo o processo de realizações que almejamos.

Nas entrelinhas, tudo depende de nós e somente de nós! Os ensinamentos são dicas, caminhos, rotas, manuais, rumos, direções, que, se seguidos fielmente, ajudam a qualquer pessoa — com o esforço pessoal — realizar os desejos, sonhos, necessidades, planos, objetivos, etc.

Quando alguém busca uma ajuda ou orientação é sinal de que esta pessoa não é capaz de resolver tal problema, sozinha. Ela chega tão frágil à fonte de salvação, que qualquer coisa que for dita a ela para acalentar, aliviar e direcioná-la surte um efeito tremendo em seu psiquismo e ela detona em si o processo de “cura”. Ela está cansada de sofrer. Ela acreditou! Caso contrário, nada feito, pois há pessoas que adoram sofrer...

Em várias apresentações em canais de TVs há algum tempo, um hipnotizador, com sotaque espanhol, fazia poucas e boas com as pessoas do auditório. Chamava algumas pessoas, colocava a mão na testa delas e elas ficavam hipnotizadas e ele fazia seu “show”. Dava uma cebola para a pessoa comer dizendo ser uma maçã e a pessoa comia com a maior satisfação e prazer. Depois de “acordada”, cuspia horrorizada tirando gargalhadas do auditório. E o auditório aplaudia!

Mas o que ninguém comentava é que estas pessoas eram selecionadas antes... Eram pessoas facilmente sugestionadas, pois nem todos aceitam ou deixam ser hipnotizados. Isto é, sua mente não é frágil, não acredita e nem aceita a sugestão dada...

Segundo já ouvi de psiquiatras e psicólogos em debates na TV sobre religiões, o psiquismo de um ateu não acusa a necessidade de proteção exterior. Não lhe faz falta! E ele vive muito bem assim. São pessoas normais e geralmente muito boas. Nada o perturba. Mas nem todos nós somos iguais. Somos carentes, temos medos, aflições, e cada um lida e enfrenta os problemas de uma maneira. Uns são mais fortes emocionalmente e outros mais fracos.

Palavras de carinho e afeto todos gostam e nos fazem bem. Todos desejam ser amados e compreendidos. O amor — sintetizado numa única palavra para simbolizar carinho, afeto, fraternidade, compreensão, alento, amizade, atenção, etc —, é uma moeda aceita em todo lugar e em quaisquer mundos!

Mas, ninguém, ninguém mesmo tem o poder de fazer alguém infeliz se a pessoa não permitir! O problema é que, na dúvida, é melhor ficar do lado da maioria...

Orar, rezar, limpar a mente, ter uma vida ponderada, ajuda muito, muito mesmo! Ter pensamentos bons é a melhor coisa da vida! E sorrir, nem se fala... Tirar dos nossos corações as mágoas, rancores e tristezas que infelizmente e lentamente a vida nos contamina formando uma carga negativa que atrofia nossas forças o bom alvitre pede para jogar tudo isso na lata de lixo do passado ou no incinerador do tempo. Passou, passou!

Viva, então, dia após dia sua vida e acredite primeiro em você! O resto é apenas ajuda para nos orientar pela vida, somente isso!

Se você não acreditar nem em você mesmo como irá acreditar em seus sonhos, na vida ou em outras coisas!

“Faça sua parte que eu o ajudarei”...

Fim.