DEMOCRACIA INVERTIDA

Gostaria de parafrasear nosso companheiro Presidente Lula, que costuma dizer: “Temos que parar com a mania de achar que as coisas são resolvidas assim....”

Lula foi eleito para a presidência com a expectativa de inovar e apresentar soluções não acadêmicas. Desde a primeira campanha dele ele vem afirmando que “no Brasil criaram a mania de olhas as coisas de maneira errada.” Até aqui ele merece palmas. No entanto, ao fazer leis novas, ele comete os mesmos erros que seus antecessores.

Ao editar a MP 415, acreditou - ou fizeram-no acreditar - que a saída para acidentes nas estradas estava na proibição de bebidas alcoólicas por bares e restaurantes. Pouco mais de dois meses e o governo descobre o que todos já sabiam: Bares e restaurantes não causam acidentes nas estradas. Os acidentes são causados por má conservação das rodovias, por motoristas imprudentes – bêbados ou não - por carros em péssimas condições, policiais corruptos e por ai vai.

As estatísticas afirmam: Os acidentes aumentaram em 12 % depois da medida da lei seca, ou MP gota d'água. O governo comemora: Os acidentes aumentaram, mas as mortes diminuíram. Embora a morte por acidente seja um choque e, aqui quero repetir o que falei em outras ocasiões, o choque é maior quando um jovem morre antes dos pais, pois inverte a normalidade da vida. Morrer ou não pode ser apenas um detalhe ou sorte na hora do acidente.

Nós temos que parar de achar que as soluções para problemas graves do nosso dia-a-dia, que são históricas, possam ser sanadas com uma medida provisória parida num gabinete cheio de boas intenções, mas que não se detém para ouvir quem realmente entende do assunto, ou por quem possa ser atingido pelas medidas. Essa herança de regimes totalitários continua em plena atividade, infelizmente.

O Brasil tem a mania de andar na contramão da história. O governo federal, que não consegue resolver problemas internos como o abuso de cartões corporativos, da contratação de servidores sem concurso e tantos outros, em pleno andamento da reforma tributária, lança aumento de impostos, como a edição da CSS por um deputado que aceita ser laranja do poder. Nesse campo todos sabemos que a solução está no gerenciamento de gastos e não no puro aumento das “contribuições”.

O governo, que tem dinheiro até para pagar ONGs, entre as quais há as cuja única função é tentar desestabilizá-lo, como o MST, diz não ter dinheiro para a saúde. Temos que parar com essa mania de demagogia.

O Brasil continua crescendo no governo Lula, os impostos idem. Não estamos aqui para fazer coro à oposição que diz que o Brasil não cresce por causa do governo, mas apesar dele e sim para fazer coro ao presidente Lula que diz que temos que “parar com a mania de achar isso ou aquilo”. O fato é que o mundo como um todo está voando em céu de brigadeiro. Países como a Angola crescem a incríveis 24% ao ano.

O brasileiro está cansado “dessa mania” do governo achar que pode meter a mão em seu bolso, toda vez que cria um plano mirabolante.

O brasileiro está cansado “dessa mania” do governo em dificultar o acesso ao emprego e, assim mesmo, exigir que trabalhadores sustentem bolsas disso e bolsas daquilo até para os que não querem trabalhar.

O brasileiro está cansado dessa mania do governo não enxergar os rombos que estão acontecendo na sala, neste momento, mas mostrar amplo conhecimento até sobre os gastos da ex-primeira dama.

O brasileiro está cansado da falta de criatividade do governo trabalhista que só sabe fazer caixa à custa do trabalhador.

Enfim, o brasileiro quer que o governo aprenda a governar na prática, não somente nos anúncios de televisão.

Luiz Lauschner - Escritor e empresário

www.luizlauschner.prosaeverso.net

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 23/06/2008
Código do texto: T1047857
Classificação de conteúdo: seguro