A necessidade da solidão

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. És livre se podes afas-tar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade do dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo. Podes ter todas as grandezas do espírito, todas da alma: és um escravo nobre, ou um servo inteligente: não és livre.

Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego

Às vezes é necessário o isolamento do ser humano para que ele tenha tempo de colocar suas idéias em ordem, pois é impossível colocar ordem na cabe-ça no meio do turbilhão mundano.

Só na paz e no silêncio é que podemos nos encontrar, e encontrando a nós mesmos, encontraremos a solução para os problemas que nos afligem, pois se esses problemas estão dentro de nós, muitas vezes suas soluções também estão.

Mas nem sempre a solução que encontramos é aquela que nos queremos, pois muitas vezes temos que tomar decisões dolorosas e isso exige uma reflexão fria e imparcial.

E só no isolamento de nossos pensamentos é que conseguiremos fazer essa reflexão, jamais quando estamos cercados de pessoas....pois o tumul-to dispersa nossa concentração tão necessária ao nosso encontro conosco mesmos...

Somente na solidão e no silencio é que encontramos a luz necessária para olhar para dentro do nosso coração.

Pense nisso!

A.F.

Psicologa Maristela Vallim Botari
Enviado por Psicologa Maristela Vallim Botari em 29/06/2008
Código do texto: T1056921
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.