A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Engana-se quem imagina que o jornalista tem apenas como opções de trabalho a redação de um jornal ou uma emissora de rádio ou televisão. Atualmente, e cada vez num ritmo mais crescente, as alternativas se ampliam, e a assessoria de imprensa é uma das que mais tem despertado interesse nos profissionais de comunicação.

A assessoria de imprensa pode ser definida como um setor de especialização integrante da área de comunicação, que funciona como elo de ligação entre empresas e organizações ou até mesmo de indivíduos, com a imprensa. É das assessorias que as notícias se originam e são direcionadas para os profissionais que atuam nos mais diversos veículos de comunicação – rádio, televisão, meios impressos, internet, para a divulgação. Muitas informações passadas por essas fontes são descartadas, pela irrelevância das informações ou pela própria incredibilidade das assessorias. Diferente dos anúncios publicitários que têm espaço garantido nos meios de comunicação, pois são pagos, o assessor de imprensa, por meio de sua competência, deve criar informações com os diferenciais de seu cliente de forma que convença os jornalistas nas redações a publicá-las.

Não são apenas os artistas ou jogadores de futebol que precisam de um assessor de imprensa. Pelo contrário, podem dispôr desse serviço qualquer pessoa ou empresa que tenha interesse de divulgar produtos, imagem ou ações institucionais.

Além de funcionar como fonte de informações, ou seja, elemento de ligação entre os interesses do cliente e os meios de comunicação, as assessorias de imprensa, principalmente as que trabalham para empresas, são responsáveis por toda a comunicação desta com seus mais diversos públicos, sejam internos ou externos. É função do assessor sensibilizar as editorias de mídia no sentido de possibilitar a entrada do cliente no noticiário, colaborando para o fortalecimento de sua imagem institucional. E, alcançado esse objetivo, o profissional deve trabalhar para mantê-la.

Atualmente, as empresas estão voltadas para políticas de responsabilidade social e cultural, como estratégia de conquistar o respeito de seus públicos, que está cada vez mais exigente. Portanto, o assessor deve estar antenado com o mercado para direcionar seu trabalho de forma a atender as expectativas do cliente. Nesse aspecto, além das ações sociais e culturais, como defesa do meio ambiente, apoio estudantil, patrocínio a eventos culturais, e outras ações do gênero, são elaboradas revistas especializadas, jornais e prospectos, entrevistas coletivas, justamente para que o trabalho seja reconhecido e acompanhado pelos meios de interesse.

As ferramentas da assessoria de imprensa são as mais diversas, principalmente levando-se em consideração a facilidade atual de transmitir mensagens, graças à globalização das comunicações. Se antes as informações geradas nas fontes eram encaminhadas às redações basicamente pelo correio convencional ou telefone, a internet surgiu para facilitar e agilizar a transmissão de dados.

“Acho que a primeira ferramenta da assessoria de imprensa é a prática pura, verdadeira do jornalismo. Acho também que a ferramenta mais importante para o assessor é o domínio das técnicas jornalísticas, além de um relacionamento correto entre seu cliente e os colegas da imprensa", comenta Marco Antonio Eid, jornalista e diretor de operações da RVO Oficina de Comunicação.

A assessoria de imprensa é, portanto, uma das principais ferramentas de marketing empresarial. Faz parte das estratégias mais amplas de imagem e mercadologia. Geralmente o trabalho do assessor é realizado em conjunto com as ações e interesses do cliente. Conhecer a fundo os meios de imprensa é fundamental para uma exploração adequada de todos os caminhos para uma boa divulgação. Um escritório de assessoria deve manter um bom arquivo, com dados completos de jornalistas e veículos de comunicação. Finalizando, a eficiência de uma assessoria de imprensa depende muito de sua organização.

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JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 07/02/2006
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T108920
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