Os filhos da mentira

O filho, de uma forma muito natural, faz as obras do pai. Há alguns filhos que se rebelam contra seus pais e adotam outro pai, do qual se tornam filhos adotivos. O diabo é o pai da mentira. Jamais se firmou na verdade. No início do mundo, quando Deus dissera ao homem que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque certamente morreria, se assim o fizesse, o diabo, em sua conversa com Eva chamou Deus de mentiroso e disse que não era verdade o que Ele dissera. Segundo o diabo, era certo que Adão e Eva não morreriam se comessem do fruto proibido por Deus. E disse que, na verdade, Deus estava enganando eles com aquela história de morte e que a história era bem outra; a verdade é que, se eles comessem do fruto daquela árvore, eles seriam iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal. Cf. Gn 2:17; 3:4-5.

A mensagem do diabo é deturpadora da mensagem de Deus. O diabo é o contestado. Seu objetivo é deturpar o que Deus disse; é o de mudar o verdadeiro sentido. E seus seguidores agem da mesma forma. Segundo o Deus Unigênito, os filhos do diabo agem assim, porque no seu íntimo, mesmo que digam o contrário, eles “querem satisfazer” os desejos de seu mentiroso pai. E eles saem por aí, por tudo quanto é lado, pregando suas heresias (doutrinas opostas aos ensinamentos divinos e que tende a promover facções), enganando, muitas vezes até aos escolhidos. Cf. 2 Pe 2:1-3. A prática principal dos filhos do demônio é a distorcer os verdadeiros ensinos da Palavra de Deus.

Eles usam a Palavra de Deus de forma distorcida, com o objetivo de enganar. Sempre foi essa a técnica de Satã. Cf. Mt 4:6. É assim que eles agem. “Está escrito!” Mas não levam em conta o contexto da escritura. Não comparam a Escritura com a Escritura. Contrariam uma orientação das próprias Escrituras. Nenhuma porção deve ser considerada separadamente. Deus não se contradiz. Cf. Hb 13:8. O que Deus disse ontem, vale para hoje e para eternamente. Mas eles arranjam a Palavra de tal forma que Deus aparece como mentiroso e o Diabo como o senhor da verdade. E muitos crêem nessas palavras ficciosas e mentirosas, porque mesmo contendo textos da Palavra de Deus, elas se tornam palavras mentirosas no que diz respeito à aplicação. A Escritura não pode ser interpretada descontextualizadamente. O apóstolo Pedro é muito claro nesse sentido. Cf. 2 Pe 1:20.

Nós temos que tomar muito cuidado com o que falamos, ensinamos ou ouvimos. A mentira não vem com um rótulo. Ela vem disfarçada. E o disfarce é tão grande que até o mentiroso acredita estar falando a verdade. Satanás é um expert em formar mentirosos. Paulo fala muito bem deles. Cf. 2 Co 11:13-15. Os enganadores vem com um discurso agradável. São lobos vestidos em pele de cordeiro. E vão colocando a sua mensagem muito mais facilmente do que os ministros de Deus, que não mentem, mas falam a verdade. Quando Jesus dizia a verdade, as pessoas que o ouviam não aceitavam a sua mensagem. Diziam que o seu discurso era muito duro, que ninguém agüentava. Cf. Jo 6:60. Jesus esclarece essa questão com muita propriedade. Vamos ler Jo 8:43-45. Jesus disse que eles não conseguiam aceitar o seu discurso porque eles não eram filhos de Deus.

Em Jo 8:47 Jesus diz que “quem é de Deus, ouve as palavras de Deus”. E esses filhos da mentira, como fica a situação deles? Fica muito difícil. Eles não somente ficarão de fora da cidade santa, mas serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. Cf. Ap 22:15; 21:8. E o que fazer então? Os mentirosos e os filhos da mentira não têm salvação? É claro que tem salvação. A salvação de Deus é para todo o que nele crê. Deus não amou santos; Deus amou os mentirosos. E se compadeceu deles. Portanto, todo aquele que desejar ser salvo por Jesus, pode ser salvo. Cf. Rm 1:16; 5:8; Ef 4:25. A mentira não deve estar em nossa boca, nem por brincadeira. Cf. Pv 26:18-19. A mentira nos conduz para a morte. Jesus convida as pessoas a conhecerem a verdade, para se libertarem da mentira. Cf Jo 8:32. E a verdade é Ele. Cf Jo 14:6.

Queremos encerrar esse estudo de hoje mostrando a maior de todas as mentiras engendradas pelo diabo. E qual é essa mentira? Segundo qualquer pessoa, quem é filho de Deus? As pessoas dizem que todas as pessoas são filhas de Deus. Se isso é verdade, então Jesus é mentiroso, porque ele chamou aqueles que não conseguiam aceitar as suas palavras, de filhos do diabo. Cf Jo 8:44. Pregando essa mentira, o diabo tem conseguido afastar milhares de pessoas de Deus. Por que deixar de comer um fruto tão gostoso, Eva? É claro que você não vai morrer. Isso é conversa fiada de Deus. Que crente nada! Essa história de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador é conversa mole para boi dormir. Deus é Pai de todo mundo e vai salvar a todos. Jesus não é o Salvador apenas de algumas pessoas. Ele é o Salvador do mundo! E por aí afora. Com um discurso desses as coisas ficam muito mais fácil. Eu não preciso renunciar à minha vida de prazeres, às minhas paixões, às minhas mundanices. É aqui que está certo. Então eu fico por aqui. Que triste engano! Que mentira! A Palavra de Deus é tão clara. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o SEU FILHO UNIGÊNITO, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus tem um único filho. Esse filho é Jesus. A nós outros foi dado o direito de sermos feitos FILHOS DE DEUS. Só Jesus nasceu filho de Deus. Nós, para sermos filhos de Deus, tivemos que nos entregar a Jesus como seus servos. E é por amor a Jesus que Deus nos recebe. Não existe a possibilidade de alguém ser admitido na presença de Deus se não for através de Jesus. O homem que não tinha a veste real do noivo Jesus, Deus o pôs para fora de sua casa. Cf Mt 22:11-13. Jesus foi enfático ao dizer em Jo 14:6 - “EU SOU O CAMINHO.... NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”.

Todos podem ser salvos, mas de uma única forma. E quem responde, encerrando essa palavra de hoje são os ministros Paulo e Silas. Vamos ler At 16:30-31. Assim, se ainda temos em nosso meio alguém iludido que pode chegar à presença de Deus por outro meio que não seja por Jesus, dê ouvidos a esta pregação, porque abaixo do céu, não há outro nome pelo qual podemos ser salvos. Que Deus nos ilumine para que sejamos libertos! Amém.

Poxoréo, 14 de abril de 1996