A GRANDE CHINA

A GRANDE CHINA

A história da China é riquissima, e seus imperadores fizeram a história. Também conhecidos como filhos dos céus, eles estiveram no auge até o ano de 1911 quando aconteceu a queda do último imperador. Conhecido como Puyi reinou do periodo de 1908 a 1911, e era sobrinho de Guangxu. Várias dinastias dominaram a China até os dias atuais. A primeira dinastia chinesa foi a Qin. Segundo historiadores, livros e enciclopédias que narram a história chinesa - Qin Shi Huang Di - reinou de novembro/dezembro do ano de 260 a.C. , a 10 de setembro, 210 a.C. , foi rei do Estado chinês de Qin de 247 a.C. à 221 a.C. , e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. à 210 a.C. , reinando sob a alcunha de Primeiro Imperador. Parece até um meio complicado, mas isto denota as particularidades do calendário antes de cristo que vem em escala decrescente até ano o a.Cquando a escala começa a ascender.

Tendo unificado a China, ele e seu primeiro-ministro, Li Si, iniciaram uma série de reformas significativas com o intuito de fortificar e estabilizar a unidade política chinesa, ordenando projetos de construção gigantescos, como a própria Muralha da China - ainda não em suas dimensões máximas. Apesar de Qin Shi Huang ser considerado ainda hoje como um dos fundadores da China unificada, que assim permaneceria com certas interrupções e diferenças territoriais, por mais de dois milênios, o imperador também é lembrado como um tirano autocrático.

Qin Er Shi (229 a.C. - início de Outubro de 207 a.C. ), literalmente segundo Imperador da Dinastia Qin, nome de nascimento Huhai, foi imperador na China de 210 a.C. até 207 a.C. .Qin Er Shi era filho de Qin Shi Huang (o Primeiro Imperador, da Dinastia Qin), mas não era originalmente o herdeiro da coroa. Em 210 a.C. , ele acompanhou seu pai por uma viagem ao Leste da China, na qual seu pai morreu subitamente. Sob conselhos do chefe eunuco Zhao Gao e do primeiro ministro Li Si, ele forjou um falso decreto de seu pai, que ordenava seu irmão mais velho e verdadeiro herdeiro ao trono, Fusu, a cometer suicídio, além de apontar a si mesmo como o novo herdeiro. Aliás, o suicídio era e é um tipo de morte muito comum na China.

Como imperador, ele não foi hábil o suficiente para conter as rebeliões crescentes a nível nacional. Dependia tanto de Zhao Gao que era praticamente um governante títere. Em 207 a.C. , a Dinastia Qin estava à beira do colapso e Zhao Gao temia que Qin Er Shi pedisse que ele tomasse a culpa.

Então, Zhao Gao conspirou junto com outros grupos o apoiavam, forçando o imperador a cometer suicídio. Um filho de Fusu, Ziying, foi feito reito de Qin por Zhao Gao. O próprio Ziying, pouco tempo depois, mataria Zhao Gao e se renderia a Liu Bang um ano depois. Concluída a dinastia Qin vem à dinastia Han Ocidental e a Han Oriental. A história de uma nação antiga não poderia ser aposta em uma ou duas laudas, mas numa enciclopédia bastante volumosa, visto ser a história chinesa rica em detalhes. Como falamos antes não daria para colocarmos todos os imperadores do começo do governo chinês até o período atual, mas vamos citar as Dinastias, Reinos e períodos. Os três reinos de Wei, os três reinos de Wu e os três reinos de Shun Han. Depois desses reinos aChina passou por um período de desunião onde predominaram as dinastias Jin Oriental e Ocidental.

Logo a seguir as cinco dinastias de Ling posterior, Tang posterior, Jin posterior, Han posterior e Zhou posterior, seguido das dinastias Song do Norte e Song do Sul e logo após as dinastias de Yuan, Ming e Qing. Na Dinastia Qing podemos dar conotações para os imperadores Shunzhi (1644 - 1661); Kangxi (1661 - 1722). Filho. Yongzheng (1723 - 1735). Filho. Qianlong (1736 - 1795). Filho. Jiajing (1796 - 1820). Filho. Daoguang (1821 - 1850). Filho. Xianfeng (1851 - 1861). Filho. Tongzhi (1862 - 1874). Filho. Tseu-Hi (Regente, 1861-1908). Guangxu (1875 - 1908). Sobrinho de Xiangfeng. Puyi (1908 - 1911). Sobrinho de Guangxu. O Imperador Guangxu (chinês tradicional, chinês simplificado; pinyin: Guāngxù, Wade-Giles: Kuang-hsü) - (14 de Agosto de 1873-14 de novembro de 1908) foi um imperador chinês da dinastia Qing, que reinou sob a tutela da sua tia, a imperatriz regente Cixi, cuja política xenófoba (aversão a pessoas e coisas estrangeiras; xenofobismo) terminou com a intervenção militar das potências européias, Japão e Estados Unidos da América em 1900.

Faleceu em 1908, sendo sucedido por Puyi.Os acontecimentos desta época, do ponto de vista ocidental, foram descritos na novela Homens de Deus de Pearl S. Buck. A História da China está assim delineada: Três Augustos e os cinco Imperadores, Dinastia Xia, Shang e Zhou, primaveras e outonos, Reinos Combatentes, Dinastia Qin, Han Ocidental, Dinastia Qin, Três reinos, primeira Dinastia Jin, dezesseis Reinos, Dinastias do Norte e do Sul, Dinastia Sui, Tang e Zhou, Cinco Dinastias e dez reinos. Dinastia Song, Liao, Tangut. Segunda Dinastia de Jin, dinastia de Yuan, Ming e dinastia de Qing.

Daí vem à República da China e a República Popular da China. Puyi - Pu Yi ou Pu-Yi, em chinês, [pǔyí], também chamado Aising-Gioro, Aixinjueluo Puyi ou Henry Aisin Gioro Pu Yi (Pequim, 7 de fevereiro de 1906 - Pequim, 17 de outubro de 1967) foi o 12º, e último imperador da China, de 1908 a 1912, quando foi forçado a abdicar.

Subiu ao trono com os títulos imperiais de Hsüan-t'ung (ou Xuantong) e K’ang-te. Escolhido e coroado em 1908, com a idade de dois anos, como sucessor da imperatriz Kuang-hsü (ou Guangxu), sua tia, e reinou por quatro anos. Teve como preceptor, (aquele que ministra preceitos ou instruções; aio, mestre, mentor). Professor encarregado da educação de crianças no lar. Mestre ou comendador de ordem militar o escocês Reginald Fleming Johnston. –Xuantong; após o movimento revolucionário dirigido por Sun Yat-sen, foi proclamada a República em 12 de fevereiro de 1912.

No entanto, foi permitido a Pu Yi continuar morando na Cidade Proibida, a sede imperial, onde manteve algumas de suas prerrogativas, inclusive o título de imperador. Em julho de 1917, com a tentativa de restauração da monarquia pelo general Chang Hsün, durante a presidência de Li Yüan-hung, Pu Yi foi novamente colocado no trono, onde permaneceu nominalmente por doze dias. Em 1924, quando as tropas do Kuomintang ocuparam Pequim, Pu Yi se refugiou na embaixada do Japão, primeiramente em Pequim e depois em Tientsin. Quando os japoneses invadiram a China setentrional, ocupando a Manchúria, em 1931, e mudando o nome da região para Manchukuo, Pu Yi ocupou o trono de 1°. - de março de 1934 a 1945, tornando-se imperador-fantoche dos japoneses e o último descendente da dinastia Manchu ou Qing 1934.(Wikipédia). A tão propalada Cidade Proibida foi bastante visitada nas olimpíadas Mundiais que acontecem em Pequim.

Puyi em Manchukuo Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a Manchúria foi devolvida aos chineses. Pu Yi foi capturado pelos soviéticos, em 1945, e deportado com toda a sua família para a Sibéria. Liberado em 1949 foi entregue aos comunistas chineses, que o internaram no "campo de reeducação para criminosos de guerra" de Fushun, até o fim dos anos 1950. Liberado, instalou-se em Pequim, por autorização do Presidente Mao. A partir de 1959, passa a trabalhar como jardineiro no jardim botânico da cidade. Posteriormente atuou como bibliotecário da "Conferência Consultiva Política do Povo Chinês". A partir de 1964, tornou-se membro dessa instituição. Escreveu uma autobiografia - A primeira metade de minha vida, traduzido em inglês como From Emperor to Citizen. Faleceu em 1967, em decorrência de um câncer renal. Sua vida inspirou o filme O Último Imperador, dirigido por Bernardo Bertolucci.

A China hoje ocupa lugar privilegiado no cenário mundial, sendo uma das maiores economias do mundo. O povo chinês inventou a bússola, o papel (pergaminho), a pólvora e os tipos impressos. Sofreu recentemente um grande terremoto, que atingiu 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China nesta segunda-feira (12) já matou 8.533 pessoas, segundo informação da agência oficial chinesa, a Xinhua. As autoridades estimam que 10 mil pessoas estejam feridas O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, na região central da China. Mas há relatos de que o tremor também foi sentido nas províncias de Gansu (noroeste), Yunnan (sul) e em Chongqing (sudoeste). Depois desta grande tragédia está a China a sediar a mais rica Olimpíada que se tem conhecimento. Parabéns ao povo chinês e que esse exemplo sirva de lição para as outras nações mundiais.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 08/08/2008
Código do texto: T1119518
Classificação de conteúdo: seguro