AmazonLoto: A Loteria da Vida

AmazonLoto: A Loteria da Vida

Armstrong

O que mais se espera das pessoas é a solidariedade. Esse sentimento quando cultivado, torna as pessoas mais humanas e, não raro, bem mais felizes em suas vidas. Sete dos dez mandamentos ditados por Deus a Moisés podem ser resumidos em um só: “Ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Embora todos o conheçam, esse mandamento talvez seja o mais difícil de ser obedecido. O que mais se vê nos dias de hoje são autênticas demonstrações de egoísmo e de indiferença das pessoas com relação aos que estão ao nosso lado. Pouco se faz por aqueles que mais precisam de ajuda ou de solidariedade, como é o caso das pessoas reclusas em ambientes altamente degradantes. O resultado todos já conhecemos.

Quando o assunto é meio ambiente, pior não poderia ser. Quase todas as pessoas têm consciência de como devemos nos comportar para que possamos conviver em paz com as outras formas de vida e seus habitats, mas poucos agem ou contribuem para que isso aconteça. Ao longo de um rio, por exemplo, podem existir centenas de riachos e igarapés que, assoreados, vão morrendo e levando consigo todas as formas de vida que aí existiam, sem que as comunidades se dêem as mãos para evitar essas mortes anunciadas.

É preciso, portanto, que sejamos educados e motivados para cumprir a lei mais sagrada da vida na Terra. De nada nos adianta sermos felizes sozinhos. É preciso que construamos a sociedade que todos sonham; é preciso que sejamos exemplo de uma sociedade onde todos possamos agir verdadeiramente como irmãos, conscientes e agentes da sobrevivência da vida na Terra. Talvez seja este o sentimento que Deus mais espera dos seus filhos.

O que se propõe a seguir, não deve ser entendido como uma proposta para resolver todos os problemas de falta de solidariedade e de respeito ao meio ambiente, mas, tão somente, uma contribuição para que se motivem pessoas e/ou instituições que possam fazer diferença na questão da sobrevivência de vida no planeta.

A AmazonLoto: A Loteria da Vida é uma proposta de implementação de uma loteria internacional, que além de premiar os apostadores, o que garantiria a sustentabilidade da proposta, premiasse também os que desenvolvessem ações socioambientais nos países participantes. Para esse fim, é preciso que se tenham órgãos de governança em cada país participante. No Brasil, tem-se a Caixa Econômica Federal, que poderia cuidar da loteria, e o Ministério do Meio Ambiente, que poderia cuidar do registro das ações sócio-ambientais. Cada país participante reteria 90% de sua Renda Líquida arrecadada semanalmente com a Loteria, para o pagamento dos prêmios aos apostadores (45%) e aos que tivessem ações socioambientais premiadas, desenvolvidas em pequenas áreas que se associariam às dezenas sorteadas (45%). Os 10% restantes seriam enviados ao país-sede da AmazonLoto, para premiar, anualmente, com 1%, CEM pessoas ou instituições que produzissem as melhores idéias e/ou trabalhos que ajudassem na humanização do planeta, e com 9%, premiar semanalmente um dos países participantes, para reforço financeiro de ações sócio-ambientais.

Pode não ser uma tarefa fácil implementar uma loteria internacional com fins socioambientais, mas pode-se ter a certeza que ela seria um passo inicial para mudar o comportamento de pessoas e/ou instituições. Alguém já disse que para mudar o mundo, basta mudar as pessoas. Pouco custa tentar.

(Para entender melhor, veja trabalhos sobre essa proposta na seção de e-livros do mesmo autor)