A importância do Marketing Pessoal

Quer se promover e melhorar os resultados do seu negócio?

O marketing de imagem é essencial para o sucesso de uma empresa. Sendo empreendedores, somos responsáveis pela gestão do nosso negócio e o marketing pessoal é tão ou mais importante do que a imagem da empresa em que atuamos.

No nosso negócio, o marketing pessoal tem um grande peso porque a marca da empresa se une com a do nosso trabalho. Assim como no casamento ambos se unem. Você é a empresa e a empresa é você. É impraticável separar uma coisa da outra.

Fazer um bom marketing pessoal não é simples. É imprescindível ter um diferencial, descobrir e dar valor ao que você faz melhor, as coisas nas quais você pode ser o número um.

É muito importante você ser uma pessoa confiável. A perda da dignidade e da credibilidade derrubam qualquer pessoa, independente dos sonhos, metas, objetivos, etc.

Para vencer, torne-se um produto. "Ver-se como um produto, com uma marca pessoal forte, é uma forma de você saber se vender melhor", diz o administrador Sérgio Azevedo, especializado em marketing e qualidade empresarial pela Wharton School, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, uma das escolas de negócios mais conceituadas do mundo.

O objetivo maior do marketing pessoal, afinal, é esse mesmo. A idéia é que você aprenda a valorizar as suas competências, corrigir as suas falhas e melhorar aquilo em que não é tão bom.

Para o empresário Ricardo Bellino, autor do livro "O Poder das Idéias" presidente da Trump Realty Brazil, controlada pelo magnata americano Donald Trump, marketing pessoal é uma poderosa ferramenta que "catalisa e destaca". Mas, de acordo com Bellino, não anda sozinho. Tem que ser alimentado pela essência de cada um, seus princípios e valores, e principalmente por sua atitude. Suas posturas diante de diferentes situações podem operar milagres ou destruir sua reputação da noite para o dia.

De acordo com os professores da Escola de Economia de Estocolmo, Jonas Riddertrale e Kjell Nordström, não adianta imitar os outros. Você nunca alcançará o verdadeiro êxito assim. O que dá certo para alguém pode não ser adequado para você e vice-versa. "Imitando, você será sempre medíocre", dizem os professores suecos no livro "Karaoke Capitalism”. E completam: "Não imite, inove". Que tal começar já?

Não existem regras fixas para ser bem-sucedido nesta empreitada.

Tudo depende de onde você deseja chegar.

Neide Mendes – Designer de Interiores e Mobiliário